AMÓS - O livro Sagrado que aponta as injustiças e o juízo divino contra a nação de Israel.

POR: JOÁS ARAÚJO SILVA.

Analise Geral: Livro do Profeta Amós.

AMÓS

O livro Sagrado que aponta as injustiças e o juízo divino contra a nação de Israel.

Intróito:

Abertura inicial concernente ao livro do profeta Amós, o escrito de Amós tem 9 capítulos e 146 versículos.

Data do Livro:

760-750 a.C. não há como determinar a data exata da escrita de seu livro, embora o período geral seja obvio (CHAMPLIN, 2001, p. 3505).

Autoria:

Amós nasceu em Tecoa, aldeia ao Sul de Belém (CHAMPLIN, 2001, p. 3505). Para este escritor A. R. Crabtree,

Tecoa ficava nove quilômetros ao sul de Belém. Foi um dos lugares fortificados por Roboão para a proteção de Jerusalém (ver. 2 Cr. 11:6), com a elevação de 920 metros, servia de lugar para tocar trombeta e assim transmitir sinais e anúncios ao povo (ver. Jr. 6:1), (A. R. CRABTREE, 1960, p. 10).

Amós era Pastor de gado, “criador de gado miúdo” (1:1), “criador de vacas” (7:14), ou antes, mais como proprietário autônomo de rebanhos do que como pastor não autônomo (FOHRER, 2007, p. 607). Alem dessas atividades Amós também era cultivador de sicômoros ou figueira brava (ver. Amós. 7:14).

Sobre o caráter de Amós, ele era severo, destemido, um homem granítico, que tinha mente ágil e imaginação viva (GEORGE ROBINSON, 1960, p. 47). Portanto, Amós era um homem leigo e humilde. Embora nunca tivesse gozado das vantagens de uma educação formal numa “escola de profetas”, tinha absoluta convicção do seu chamado profético (GLEASON, 1974, p. 358).

Referente ao simbolismo de seu nome, Amós significa: “fardo ou carregador de fardos”, este significado retrata os fardos de julgamento e de desgraças que o profeta transmitiu a toda a nação de Israel.

Esboço do livro de Amós:

I.Juízo proferidos contra as oito nações: Moabe, Amom, Edom, Fenícia, Filístia e Damasco (ver. Amós. 1:1 e 2:3), contra a nação de Israel (ver. Amós. 2:6-16), logo também Amós lança juízo contra Judá (ver. Amós. 2:4-5).

II. As denuncias contra toda a casa de Jacó.

2.1- As denuncias (ver. Amós. 3:1, 6:15).

2.1- As visões (ver. Amós. 7:1, 9:10).

III. As bênçãos de Deus para a casa de Israel.

3.1- O grande Reinado futuro do Messias (ver. Amós. 9:11-12).

3.2- O grande e prospero Milênio de Deus (ver. Amós. 9:13).

3.3- A restauração geral da nação (ver. Amós. 9:14-15).

Pano de fundo:

Amós transmitiu sua profecia durante os esplendorosos Reinos do Sul e Norte. Segundo Halley (2001, p. 363), “era profeta de Judá, o Reino do Sul, que teve uma mensagem para Israel, Reino do Norte”. Nos dias de Uzias, rei de Judá (792-740 a. C), e de Jeroboão II, rei de Israel (793-753 a. C), (ver. Amós. 1:1) (HALLEY, 2001, p. 363).

Neste tempo mediante o apogeu prospero de Israel, o povo se corrompeu, tanto nas camadas sociais quanto religiosamente. Segundo Champlin (2001, p. 3505), “Amós sentiu ser necessário denunciar a vida de luxo, a idolatria e a depravação moral do povo, advertindo sobre o julgamento e cativeiro final”. Amós leva a denuncia disso ao Rei e ao Sumo sacerdote. Para Crabtree (1960, p. 25), “o período de Amós, Israel era muito religioso, Porem, sua religiosidade divorciada da verdade foi uma indicação para o fracasso de sua fé”.

A mensagem do profeta Amós:

I. O conceito de Deus. (ver. Amós. 4:13), neste verso Amós apresenta Deus como criador, no 4:8, 9:6, Amós apresenta Deus como o que mantém a criação pelo seu Soberano poder.

II. O conceito da Religiosidade. (ver. Amós. 4:4-5, 5:21-23), a nação de Israel apreciava os rituais, mas não vivia a pratica da justiça, tudo que fazemos para Deus sem a verdadeira responsabilidade para com a pratica da justiça, torna-se inútil tal ritual.

III. O conceito referente o juízo divino. O profeta transmitiu mensagem de promessa de um futuro magno (ver. Amós. 9:11-15), a não aceitação do povo levou-os ao cativeiro Assírio.

Conclusão:

Amós é o livro mais antigo do cânon hebraico do profeta, isso significa que foi Amós que começou a orgulhosa tradição dos profetas em Israel e Judá (CHAMPLIN, 2001, p. 3507). Por ser este o mais antigo dos profetas ele mesmo registrou suas palavras no livro que guarda seu nome. Referente ao fim dos dias do profeta Amós, nada sabemos, pois ele retornou para a sua terra natal depois de ter sido expulso do país pelo Rei e pelo Sumo-sacerdote (ver. Amós. 7:10).

Referencias:

BÍBLIA SAGRADA, Velho Testamento e Novo Testamento/versão revisada da tradução: João Ferreira de Almeida, Goiânia: Karis; Rio de Janeiro: JUERP, 2006.

BÍBLIA DE REFERENCIA THOMPSON, com versículos em Cadeia Temática/tradução: João Ferreira de Almeida – São Paulo: Vida, 1999.

BÍBLIA DO MINISTRO COM CONCORDANCIA, Nova Versão Internacional/tradução: Comissão de tradução da Sociedade Bíblica Internacional – São Paulo: Vida, 2002.

CHAMPLIN, Russel Norman, O Antigo Testamento Interpretado: versículo por versículo: volume 5, 2ª Ed. São Paulo: Hagnos, 2001, 3714 p.

CRABTREE, R. A. O livro de Amós, Ed. Casa Publicadora Batista – Rio de Janeiro, 1960.

GLEASON, Archer Jr. Merece Confiança o Antigo Testamento – São Paulo: Vida Nova, 1974.

GEORGE, L. Robinson. The Twelve Minor Prophets Baker/Grand Rapids, Michigan, 1960.

HALLEY, Henry Hampton, Manual Bíblico de Halley: Nova Versão Internacional (NVI) /Henry Hampton Halley; tradução: Gordon Chown. São Paulo: Editora: Vida, 2001. Pg. 895.

SELLIN, Ernest; FOHRER, G, Introdução ao Antigo Testamento/tradução: D. Mateus Rocha – São Paulo: Acadêmica Cristã Ltda., 2007.

Joas Araújo Silva
Enviado por Joas Araújo Silva em 01/11/2011
Reeditado em 05/12/2022
Código do texto: T3310648
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