Contexto da fé humana e divina.
POR: JOÁS ARAÚJO SILVA.
As formas de conhecimento:
Experiência; observo, concluindo que o vento sopra, sempre soprará. vejo na integra que nascemos, crescemos e logo na sequencia da proliferação dos anos a velhice se estabelece em nos, neste aspec o corpo se enfraquece e chegamos a obito. Segundo Irineu (1988, p. 7), "O conhecimento da experiencia é observado pelo seguinte meio: a criança conhece experimentando e tocando". Veja que "conhecimento da experiencia" é o foco do que se aprende fazendo e observando.
Razão. Este é concentrado na observação e realização consumada da ação. todo homem é mortal (Irineu , 1988, p. 7). O vento sopra, sopra hoje e amanhã. Esta observação da ação vendo a consumação da atividade ora em foco é a razão da realização do resultado esperado.
Fé. Uma aliada da razão. Este conhecimento posso dizer assim, não é contra a razão (Irineu, 1988, p. 7). Veja que o conhecimento referente a fé é uma aceitação da razão ora já observada e as vezes não aceitada. A razão ela mesma não enxerga. Este conhecimento não é indigno do homem. É um conhecimento que usamos todos os dias (Irineu, 1988, p. 7). A fé esta por sua vez temos usado ela plenamente em todos os momentos de nossa jornada. Irineu defende a fé no seguinte ponto: (1988, p. 9) "a fé é um ato da inteligência, isto é, a inteligência ilumina a vontade, apresentando as razões por que é razoável crer em tal autoridade". Esta é a base, a razão grudada na fé.
Fé divina; é o homem aceitar as verdades do evangelho. É crer na palavra de Deus pela qual ele se revelou para nós (Irineu, 1988, p. 9). Esclarecendo este tópico digo: é uma união entre dois sexos opostos, ou seja uma relação entre um eu e um tu. o tu aqui é Deus, que se revela em Jesus Cristo (Irineu, 1988, p. 9). Esta é a definição básica de fé divina.
Referências:
* WILGES, Irineu; Colombo, Olírio Plínio. Cultura Religiosa, Vol. III, Temas Religiosos Atuais. 6ª Ed. Petrópolis, RJ; 1988. 264 p.