PREGAÇÃO DE JOÃO BATISTA

PREGAÇÃO DE JOÃO BATISTA

Mt. 3, 1-12; Mac. 1, 1-8; Lc. 3,1-18

O ministério de João Batista, o precursor de Nosso Senhor Jesus Cristo, é digno de toda a nossa atenção. Narram-nos os versículos acima. Jesus mesmo disse: é a lâmpada ardente e resplandecente. Entre os nascidos de mulher, não há um maior do que João.

Ele iniciou a idade evangélica, na qual estamos. Poderoso médium inspirado foi o transmissor das mensagens do Alto pelas quais se anunciava a chegada do Mestre e o começo dos trabalhos de regeneração da humanidade.

“Às vezes esquecemos o precursor, para contemplarmos o Senhor. Esquecemos da estrela Dalva à vista do esplendor do sol. Não há dúvida, porém que a pregação de João Batista despertou a atenção de todo o povo judaico, e causou grande excitação em toda a Palestina”.

João Batista oi o pregador mais popular. Ia ter com ele o povo de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a circunvizinhança do Jordão. Inobstante, como sabemos não se pode garantir que todos se converteram. Ouvir e admirar os pregadores populares, e assistir ao culto divino em lugares bem concorrido não é prova de conversão. Esta consiste em abandonar os velhos hábitos, os vícios, a inveja, os ciúmes, a ambição excessiva, o orgulho, o egoísmo, a vingança e outras mais que enfeia e tornam escura a nossa alma. O convertimento consiste em aceitar o Evangelho e passar a viver de acordo com suas lições.

A doutrina de João Batista se caracteriza pela exaltação ao Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele disse ao povo: há de vir um muito mais poderoso do que eu, e que ele (João) era apenas um servo enquanto que o que havia de vir era Rei.

Essa é a missão de todo pregador evangélico – apresentar plenamente Jesus Cristo aos seus ouvintes e mostrar-lhe que Ele é o caminho, a verdade e a vida, quem com Ele estiver não caminhará nas treva, pois Ele é a luz do Mundo.

JOÃO, JESUS E O ESPIRITISMO, MISSÃO DE CADA UM, SEGUNDO ROUSTAING

João, Precursor de Jesus, concitava os homens ao arrependimento e os batizou com água. Veio Jesus e lhes ensinou o modo de se arrependerem e os batizou com o Espirito Santo, isto é, fez que descessem sobre eles os Espíritos do Senhor, desenvolvendo lhes as faculdades mediúnicas de receber a inspiração.

O batismo com o Espírito Santo é a comunhão com os espíritos elevados que velam por vós; mas, para chegar a essa comunhão, era preciso, ao tempo da missão terrena de Jesus, é ainda, ser puro, cheio de zelo, de amor e de fé, como eram os apóstolos fiéis.

Vem agora o Espiritismo, que vos convida ao estudo da verdade e vos ensina a distingui-la da mentira; vem estimular e desenvolver a vossa experiência, a vossa perspicácia, o vosso devotamento, clarear-vos as inteligências, iluminar-vos os corações, tornar-vos dignos de assistência dos Espíritos elevados e dignos de ser por eles conduzidos à verdade inteira. Vem como precursor do estado de perfeição que deveis atingir.

Pedro Prudêncio de Morais
Enviado por Pedro Prudêncio de Morais em 25/10/2011
Código do texto: T3297834
Classificação de conteúdo: seguro