Debatendo o Ebionismo ou Cristianismo Judaíco
Os Cristãos Judaicos sustentavam a validade da lei de Moisés. Enquanto uma fração, mais branda, julgava que isto só se aplicava aos judeus, outra fração, mais militante, insistia que os cristãos de origem pagã também eram obrigados a cumprir a lei de Moisés. Outra idéia básica associada aos ebionitas era a expectativa do estabelecimento de um reino messiânico em Jerusalém, o que reflete sua associação de judaísmo e cristianismo. Os ebionitas, que conservavam os preceitos judaicos e os consideravam válidos para a vida congregacional, repudiavam, ardorosamente, a interpretação paulina da lei. Para tais, Paulo de Tarso era visto como um apóstata da Lei e não como um verdadeiro apóstolo de Jesus Cristo, o que os levou a recusar, com veemência, suas epístolas. Para os Cristãos Judaícos, as Escrituras consideradas sagradas eram somente o “Tanach” (Antigo Testamento) e um único evangelho, o Evangelho Segundo Mateus, escrito em hebraico, em uma versão menor do que o Evangelho Segundo Mateus em grego, usado, atualmente, pelos protestantes e católicos. Nos escritos dos Cristãos Judaicos, Jesus Cristo é colocado no mesmo nível dos profetas do Antigo Testamento. Ele é descrito como uma nova forma de revelação do “Verdadeiro Profeta”, que apareceu anteriormente em Adão, Moisés, e outros profetas. O conceito de Cristo como o “novo Moisés” expressava a união conceitual entre o judaísmo e o cristianismo. Dizia-se ser Cristo “um homem nascido de homens”. Os ebionitas, por conseguinte, negavam a preexistência de Cristo; bem como negava-se, em algumas vertentes, a encarnação e o nascimento virginal. Supunham que Jesus recebera o Espírito Santo por ocasião de seu batismo, sendo, desta maneira, “escolhido” para ser o Messias e o Filho de Deus, descaracterizando o conceito do “Logos em forma de homem”. A salvação não era associada com a morte e ressurreição de Cristo; pois se julgava que tornar-se-ia realidade apenas por ocasião da segunda vinda de Cristo, quando, conforme suas expectativas, teria inicio um milênio terreno.