Proposições sobre a origem da Alma
Na primeira das três teorias, o Preexistencialismo, afirma-se que as almas dos homens existiam num estado anterior, e que certas ações ou posturas adotadas naquele primeiro estado explicam a condição em que essas almas se acham agora. A atual existência material do homem, com todas as suas desigualdades morais e físicas, seria uma espécie de castigo pelos pecados cometidos nesta, dita, existência anterior.
Já no Traducionismo, as almas dos homens seriam reproduzidas juntamente com os corpos pela geração natural e, portanto, transmitidas pelos pais aos filhos. No entanto tal teoria choca-se de modo muito contundente com a Cristologia, pois admitiria que Jesus herdasse o pecado de Adão, através dos laços com Maria, sua mãe biológica.
Por fim, temos o Criacionismo, a mais fundamentada das três proposições, segundo a qual cada alma individual deve ser considerada como uma imediata criação de Deus, devendo a sua origem a um ato criador direto, cuja ocasião não se pode determinar com precisão.