A origem do povo hebreu
Deus visitou o caldeu Abrão, e o orientou a abandonar sua casa paterna, na cidade idólatra de Ur, e partir para uma terra onde faria dele uma grande nação, pela sua descendência. Pela fé, Abrão partiu com a esposa, Sarai, seu pai, Terá, e seu sobrinho, Ló. Seu pai faleceu em Arã, não chegando as paragens de Canaã, a terra prometida por Deus. Ali, em Canaã, o Senhor acentou Abrão e sua esposa, fazendo-os prosperar. Em meio a impaciência de Abrão em esperar o cumprimeto da promessa, concebeu um filho com a escrava de sua esposa, Hagar. O menino, Ismael, sendo filho de Abrão, gerou um grande povo, os atuais árabes, mas não era o filho da promessa do Senhor. Já em sua velhice, Abrão, agora chamado Abraão, viu sua esposa dar-lhe um herdeiro chamado Isaque. Este filho, concebido pela mão milagrosa de Deus, gerou dois rebentos, Esaú e Jacó. Este último, mesmo sendo o mais novo, foi trabalhado pelo Senhor, ao longo de sua jornada pela vida, para ser o herdeiro da promessa feita a Abraão e confirmada a Isaque. Após ter um encontro decisivo com Deus nas água do ribeiro Jaboque, Jacó passou a ser conhecido como Israel, e de seus doze filhos, o Senhor edificou as tribos da Nação que ficou conhecida pelo seu nome, as doze tribos de Israel.
Pelas mãos do Senhor, o filho mais novo (e preferido) de Jacó foi feito primeiro-ministro do Egito, recebendo toda a sua família nos tempos de árdua seca em Canaã. Após a morte de José, os hebreus, já bastante numerosos, habitando no fértil vale de Gósen, foram escravizados pelos egípicios ao longo de 400 anos, quando alcançaram a liberdade através de Moisés, hebreu, príncipe do Egito, usado como instrumento de prodígios pelas mãos de Deus.
Após 40 anos de marchas pelo deserto, enquanto eram forjados como nação, entraram na Terra Prometida, sendo liderado por Josué, herdeiro da liderança deixada por Moisés, após a sua morte. A partir daí, a nação de Israel começou a ser forjada pelas mãos dos Juízes levantados por Deus, até a instituição do Reino de Israel, cujo primeiro Rei foi Saul, sucedido por Davi, filho de Jessé, cuja família teria a honra de abrigar em sua descendência o Eterno Rei, não só de Israel, mas de todas as coisas criadas, O Senhor Jesus Cristo.