ANTROPOLOGIA - A Constituição do Ser Humano

Neste artigo, abordarei alguns temas teológicos bem relevantes e um pouco complexo. A constituição do ser humano e a queda no Jardim do Éden; o corpo humano e a queda e ainda uma breve descrição sobre a alma humana e sua queda. São assuntos um tanto complexos, porém, muito prazerosos. Espero que o amado leitor aproveite bem, adquirindo novos conhecimentos ou aprimorando os já existentes, pois é esta a intenção, levar conhecimentos ao povo de Deus e ao público em geral, independente de sua crença.

A UNIDADE E CONSTITUIÇÃO PERMANENTE DO HOMEM

O homem é um ser complexo, ou seja, nem ele próprio consegue entender a si mesmo. A complexidade é tanta que ele entra em conflito consigo mesmo, buscando o entendimento de seu comportamento. O próprio apóstolo Paulo disse: “porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto” (Rm 7:15 RA).

A Bíblia faz menção de todo histórico da raça humana. Tendo Deus como criador imediato e Adão como criador intermediário, mediante seus descendentes. No entanto, para dar credibilidade e um melhor entendimento do assunto, vamos analisar alguns pontos de vistas, tais como: História, Fisiologia, Filologia (linguagem), Psicologia e Teologia.

O ARGUMENTO DA HISTÓRIA:

A História geral, apoiada pelas mais recentes descobertas arqueológicas, demonstra que toda humanidade teve sua origem e descendência comum na Ásia Central.

O ARGUMENTO DA FISIOLOGIA:

Há inúmeras razões para se acreditar que o ser humano tem apenas uma origem. Por exemplo: Todas as raças, a temperatura normal do corpo é a mesma; a susceptibilidade às mesmas doenças e moléstias; a freqüência média da pulsação cardíaca e o sangue do ser humano é diferenciado ao microscópio do sangue de qualquer outro animal. Além de outras inúmeras semelhanças, que nos força a crer em uma única origem.

O ARGUMENTO DA FILOLOGIA (linguagem):

Além de uma origem comum da escrita, há também das linguagens humanas mais evidenciadas. As línguas do mundo seguem suas ramificações, porém, são poucos os troncos ou línguas principais, de onde derivam tantas outras.

O ARGUMENTO DA PSICOLOGIA:

Mesmo que haja diferenças entre culturas, o ser humano nota que há muitas coisas em comum entre os seus costumes. Há uma lei moral escrita no coração de cada homem que o incomoda diante de certos fatos, a despeito de a sociedade em que vive os aceitar. Esteja onde estiver, viva a cultura que viver, seja na época que for, ele terá uma noção do que é certo ou errado, bem ou mal. Todos se igualam ao mesmo conceito de qualquer ser humano.

O ARGUMENTO DA TEOLOGIA:

Para o cristão, o mais argumento em favor da raça humana, precisa ser o argumento teológico. Ao analisarmos o trecho que descreve o assassinato de Abel por seu irmão Caim (Gn 4:13-17), lidamos sempre com a mesma pergunta: “de onde veio esta esposa para Caim?” – é claro que era uma descendente, tanto quanto ele, do mesmo casal (Adão e Eva). Nos primeiros onze capítulos da Bíblia, temos um relato de mais ou menos dois mil anos de história.

A CONSTITUIÇÃO PERMANENTE DO SER HUMANO

Referente à constituição do homem, lidamos com duas teorias: a dicotomista e a tricotomista.

DICOTOMISTA:

A doutrina dicotomista ensina que o homem é feito de duas partes: corpo e alma (ou espírito, já que para eles alma e espírito é a mesma coisa).

Assim sendo, o corpo seria a parte material, enquanto a alma a parte imaterial. Esta teoria predomina no Antigo Testamento, já a tricotomista predomina no Novo Testamento.

TRICOTOMISTA:

A teoria tricotomista concorda em parte com a dicotomista na parte que se refere ao corpo, como sendo a material, quanto à imaterial, ela divide em duas: alma e espírito. Para nós pode ser difícil separar estas partes, mas para a palavra de Deus não (I Ts 5:23).

CORPO ALMA ESPÍRITO

.Composição material .Mente . Intuição

.Templo do .Consciência. .Vontade

Espirito .Emoções

A CONSTITUIÇÃO E QUEDA DO HOMEM

Através do estudo da Antropologia podemos observar que:

1 – O ser humano foi criado à imagem de Deus.

2 - Esta imagem de Deus não é física, mas mental, moral e social.

3 – A imagem de Deus está contida plenamente no homem e na mulher.

4 – O plano de salvação visa restaurar esta imagem por completo, ou seja, apresentar todo homem perfeito em Cristo.

5 – Os argumentos teológicos a base da Bíblia, nega categoricamente que havia mais de um casal no Jardim do Éden, que deu a origem a raça humana.

O CORPO HUMANO E A QUEDA DO HOMEM

Vejamos o que diz Raimundo Ferreira de Oliveira em sua Teologia Sistemática: “O físico é o aspecto pelo qual o homem é melhor conhecido. Por ele o branco se distingue do negro, o grande do pequeno, o obeso do magro e o belo do feio. O corpo humano possui 150 ossos e 500 músculos. O peso do sangue de um adulto é de 15 quilos. O coração humano bate em média 70 vezes por minuto e a cada pulsação desloca 44 gramas de sangue, que somados por 24 horas dá um total de 5.850 quilos diários. Toda massa de sangue passa pelo coração em 3 minutos. Os pulmões do homem contém normalmente 5 litros de ar. O homem respira 1.200 vezes por hora, gastando 306 litros de ar. O corpo humano possui 13 elementos, sendo 8 sólidos e 5 gasosos. Um homem pesando 76 quilos é constituído de 44 quilos de oxigênio, 7 de hidrogênio, 176 gramas de azoto, 600 gramas de cloro, 100 gramas de enxofre – o suficiente para matar as pulgas de três cachorros de tamanho médio. 1700 gramas de cálcio, 800 gramas de potássio, 50 gramas de ferro – o bastante para fazer 5 pregos travessais. E cal suficiente para pintar 20 metros quadrados de parede”.

Vemos então quanta complexidade há no corpo humano, somente alguém soberano e todo poderoso seria capaz de fazer funcionar toda essa máquina, toda essa estrutura. Porém foi através desta estrutura que o homem e a mulher desobedeceram a Deus no Jardim do Éden. Através dos pés, Eva caminhou até a árvore proibida, com os olhos ela viu a serpente e o fruto proibido da árvore. Com os ouvidos ela ouviu os conselhos da serpente; enquanto que seu cérebro raciocinava tudo. Com a língua ela falava a serpente, e vencida, com sua mão, ela alcançou o fruto proibido, tirou da árvore e também deu ao seu marido, Adão. Com suas bocas consumaram o pecado.

Percebemos também que quando o diabo foi tentar Jesus, focalizou o seu corpo, vindo justamente na hora de sua fome (Mt 4:1-3). Tendo em vista a vulnerabilidade de nossos corpos, devemos então dar atenção as palavras do apóstolo Paulo em Romanos 6:12-13. Gostaria de chamar atenção, para algo que acontece muito nas Igrejas hoje em dia: as pessoas, ou pelo menos grande parte delas, têm pouco conhecimento teológico sobre a teologia do corpo, com isso, consideram o corpo como sendo algo ruim, portanto, o desprezam. No entanto, segundo a palavra de Deus, nosso corpo deve ser instrumento de adoração e glorificação a Ele. Não deve ser considerado como algo ruim (I Co 6:19-20).

Lembremos ainda que Jesus deu seu corpo em sacrifício por nós. Nós somos convocados a apresentarmos nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12:1).

A ALMA HUMANA E A QUEDA DO HOMEM

Precisamos primeiro esclarecer que a palavra alma é usada em vários sentidos, tanto na Bíblia como na Igreja. No Antigo Testamento é nefesh e aparece 753 vezes; a maioria das vezes é traduzida como “vida” (475), “pessoa” (117), mas também como “mente” (29) e “coração” (15). No Novo Testamento é psuche e aparece 105 vezes, significando “alma” (58) vezes; “vida” (40) vezes; “mente” (3) vezes, e “coração” (1) vez.

Na verdade a alma é a “interface” entre o espírito humano e o corpo. Mediante seu corpo, o homem tem contato com o mundo físico e sensorial. Através do seu espírito, o homem tem contato com mundo espiritual. A alma do homem está entre esses dois mundos: físico e espiritual, pertencendo a ambos.

Por ser um assunto muito complexo, vamos nos aprofundar mais nele, para uma melhor compreensão. Os teólogos imaginam que o espírito humano não pode agir diretamente sobre o corpo, e precisa mediação da alma. A alma foi produzida inicialmente através do contato entre o espírito e a matéria, quando Deus soprou no homem o sopro da vida. Vamos ver três teorias da origem da alma.

1 – Pré-existência: Esta teoria pressupõe que nossa alma foi criada por Deus antes da concepção materna. Nesse caso, dar a entender que existiria um depósito de almas lá no céu. Esta doutrina é antiga, e foi defendida por Orígenes. Na atualidade é defendida pelos Mórmons (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias).

2 – Criação imediata: Esta teoria sugere que a alma é gerada imediatamente, ou seja, no momento da concepção, Deus geraria a alma do novo ser humano.

3 – Traducionista (geração a geração): Esta terceira teoria é a que é aceita pela Igreja. Sugere que a alma é gerada automaticamente no momento da concepção.

O ataque contra a alma:

Para que satanás fizesse o casal do Jardim do Éden pecar, era necessário um ataque contra a alma. Como a alma é composta de mente, vontade e emoções, ele então começou atacando a mente.

A MENTE: É importante salientar que a batalha espiritual é perdida ou vencida no campo da mente. A batalha entre Deus e o diabo, é pelo controle da mente. O apóstolo Paulo escreveu: “porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão” (II Co 10:4-6 RA). Através da sua Palavra, Deus armou Adão contra as palavras bonitas do diabo. E depois, Deus confrontou Eva com seu pecado. “Disse o Senhor Deus a mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi” (Gn 3:13 RA). Embutida na palavra “enganou”; está o conceito de “fazer esquecer”. Eva acabou “esquecendo” a palavra de Deus e pecou.

A VONTADE: O propósito da Palavra de Deus é moldar a nossa vontade para fazermos a vontade de Deus. Foi na sua alma que Eva “fez a sua decisão”, de seguir o conselho da serpente, pois a alma é que tem a faculdade da vontade. Foi também na alma, que decidiu buscar uma solidariedade no pecado, dando do fruto ao seu marido, e foi na própria alma dele que Adão decidiu acompanhar a desobediência da sua esposa. Servir a Deus também uma questão que se resolve na alma (Is 24:15).

AS EMOÇÕES: A emoção é um do caráter da alma que também é muito importante. Vejamos como a emoção esteve presente na queda do casal Adão e Eva. “vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu” (Gn 3:6 RA). “Agradável aos olhos” e “desejável para dar entendimento”, são evidências de envolvimentos emocionais com o pecado. O pecado de Adão também se explica com referências emocionais. Satanás com sua astúcia, sabia o quanto Adão estava ligado emocionalmente a Eva e sabia também o quanto seria difícil Adão resistir a doce voz de sua mulher, por isso escolheu Eva como protagonista do pecado.

Não basta termos conhecimentos da Palavra de Deus, devemos ter uma afinidade emocional com ela, a ponto de nos envolvermos (Is 29:13).

O ESPÍRITO: No Antigo Testamento a palavra espírito (vento) é ruach. Aparece mais de 300 vezes, sendo traduzida como espírito 232 vezes; e vento, 92 vezes; respiração, 27 vezes. No Novo Testamento a palavra é pneuma e aparece 385 vezes. Com exceção de 21 vezes, é traduzida como espírito – podendo se referir ao Espírito Santo, ao espírito humano, ou a um espírito mau.

Através do nosso espírito, estamos acordados para o mundo invisível, o mundo espiritual. É através do nosso espírito que temos contato com Deus e com o diabo. No nosso espírito abrigamos as funções de intuição e consciência moral.

Apesar de o diabo ter usado a serpente para falar com Eva, mas foi no seu espírito que ele tentou imobilizar sua intuição e consciência. Por isso é muito importante mantermos uma consciência limpa diante de Deus (I Tm 1:19), (II Co 7:1). Devemos sempre procurar purificarmos nosso espírito.

O mesmo Deus de paz voz santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (I Ts 5:23 RA). Amém!

Josildo S Neves

OBS.: Este artigo está baseado e possui algumas citações da obra de Stephen Charloner, um dos maiores teólogos da atualidade – Teologia Sistemática. Curso Intensivo de Teologia – Ministério IDE – 1º volume, Setembro de 1999 – SP (Páginas 252 a 261).

Josildo S Neves
Enviado por Josildo S Neves em 10/09/2011
Reeditado em 24/03/2024
Código do texto: T3211858
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