Tribulações e Bençãos

(Êxodo 14:10) - E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.

(Êxodo 14:11) - E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?

(Êxodo 14:12) - Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.

QUANTOS DE NÓS NÃO PREFERIMOS SER ESCRAVOS DO “MUNDO PRÓSPERO” DO QUE LIBERTOS DIANTE DE DEUS

(Romanos 6:16) - Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

(Romanos 6:17) - Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

(Romanos 6:18) - E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

(Romanos 6:19) - Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.

(Romanos 6:20) - Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.

(Romanos 6:21) - E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.

(Romanos 6:22) - Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.

(Romanos 6:23) - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

(Êxodo 14:13) - Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.

(Êxodo 14:14) - O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.

A SALVAÇÃO DO SENHOR SEMPRE VIRÁ. ELE QUER DE NÓS A CONFIANÇA E A FÉ

(Êxodo 14:15) - Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

(Êxodo 14:16) - E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

DEUS QUER TAMBÉM QUE TENHAMOS ATITUDE. CANAÃ FOI DADA POR BENÇÃO, MAS ELA TEVE QUE SER CONQUISTADA POR JOSUÉ

(Êxodo 13:17) - E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito.

(Êxodo 13:18) - Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito.

(Êxodo 14:8) - Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão.

NÓS TEMOS QUE ESTAR PRONTOS PARA COMBATER E TER SEMPRE A POSTURA DE VENCEDORES, MAS NOSSA LIBERTAÇÃO VEM DO SENHOR

(Êxodo 14:5) - Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva?

SATANÁS NÃO VAI ENTREGAR SEUS ESCRAVOS SEM LUTAR POR ELES

(Êxodo 16:3) - E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.

(Êxodo 17:1) - DEPOIS toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do SENHOR, e acampou em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.

(Êxodo 17:2) - Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR?

(Êxodo 17:3) - Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?

POR VEZES. POR MAIS MILAGRES QUE VEJAMOS, OLHAMOS PARA O EGITO, QUERENDO TORNAR A SER ESCRAVOS ( MULHER DE LÓ; PORCA LAVADA; CÃO AO PRÓPRIO VÔMITO)

(Juízes 2:16) - E levantou o SENHOR juízes, que os livraram da mão dos que os despojaram.

(Juízes 2:17) - Porém tampouco ouviram aos juízes, antes prostituíram-se após outros deuses, e adoraram a eles; depressa se desviaram do caminho, por onde andaram seus pais, obedecendo os mandamentos do SENHOR; mas eles assim não fizeram.

(Juízes 2:18) - E, quando o SENHOR lhes levantava juízes, o SENHOR era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o SENHOR se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam.

(Juízes 2:19) - Porém sucedia que, falecendo o juiz, reincidiam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os, e adorando-os; nada deixavam das suas obras, nem do seu obstinado caminho.

EXISTEM AQUELES QUE SE DESVIAM DIANTE DA BENÇÃO, ESQUECENDO-SE DO ABENÇOADOR

(1 Coríntios 10:1) - ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.

(1 Coríntios 10:2) - E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,

(1 Coríntios 10:3) - E todos comeram de uma mesma comida espiritual,

(1 Coríntios 10:4) - E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.

(1 Coríntios 10:5) - Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto.

(1 Coríntios 10:6) - E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.

(1 Coríntios 10:7) - Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.

(1 Coríntios 10:8) - E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.

(1 Coríntios 10:9) - E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes.

(1 Coríntios 10:10) - E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.

(1 Coríntios 10:11) - Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.

(1 Coríntios 10:12) - Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

(1 Coríntios 10:13) - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

O APÓSTOLO PAULO NOS FALA SOBRE OS MURMURADORES DO DESERTO

(2 Coríntios 11:24) - Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.

(2 Coríntios 11:25) - Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;

(2 Coríntios 11:26) - Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;

(2 Coríntios 11:27) - Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.

(2 Coríntios 11:28) - Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.

(2 Coríntios 6:3) - Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;

(2 Coríntios 6:4) - Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias,

(2 Coríntios 6:5) - Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns,

(2 Coríntios 6:6) - Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido,

(2 Coríntios 6:7) - Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda,

(2 Coríntios 6:8) - Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros;

(2 Coríntios 6:9) - Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos;

(2 Coríntios 6:10) - Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.

COMO ENTÃO DEVE SER O CRENTE? COMO SE POCISIONAR ANTE AS BENÇÃOS E TRIBULAÇÕES?

(Filipenses 4:11) - Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.

(Filipenses 4:12) - Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.

(Filipenses 4:13) - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

A FORÇA DO CRENTE ESTÁ EM CRISTO. NÃO PARA PROSPERIDADE, MAS PARA A MANUTENÇÃO DA FÉ E PERSEVERANÇA

(Romanos 5:3) - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,

(Romanos 5:4) - E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

(Romanos 5:5) - E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

DA TRIBULAÇÃO VEM O APERFEIÇOAMENTO

(Romanos 8:18) - Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

TER A VISÃO QUE AS TRIBULAÇÕES SÃO VÃS E PASSAGEIRAS ANTE A GLÓRIA DO REINO DE DEUS

ICCV
Enviado por ICCV em 08/09/2011
Reeditado em 09/09/2011
Código do texto: T3208780
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.