A GRANDE TRIBULAÇAO

A GRANDE TRIBULAÇAO

Os profetas e os apóstolos discorreram de tal forma sobre a grande tribulação, que basta uma leitura de seus escritos para conscientizar-nos de sua realidade escatológica. Haja vista o livro de Sofonias que, em ternmos proporcionais, foi o autor sagrado que mais trator deste importante tema.

A grande tribulação é o "Dia do Senhor", no qual Deus entrar ar em juízo com um mundo ativo, rebelde e impenitente (Is 13.9-11; Ml 4.1).

Tendo como base as sagradas escrituras, observemos como poderemos define esta tão importante doutrina.

O que é a grande tribulação. Definição. A grande tribulação é o período de maior angustia da historia humana, em que os ímpios serão obrigados a reconhecer quão terrível é cair na Mao do Deus vivo. Na língua hebraica, a palavra angustia particularmente forte: tsará, que significa, ainda, necessidade e esposa rival. Evoca este termo as contendas que havia, por exemplo, entre Penina e Ana que levaram a esta uma aflição quase que indescritível (1Sm 1.15).

A grande tribulação recebe, outrossim, as seguintes denominações na bíblia sagrada: a) Dia do Senhor. "O grande Dia do Senhor está perto,está perto e se apressa muito a voz do dia do Senhor; amargamente clamara ali o homem poderoso" ( Sf. 1.14).

b) Dia da Angustia de Jacó. “ah porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angustia para Jacó; ele, porem, será salvo dela” (Jr 30.7).

c) "E os reis da ter, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo servo, e todo livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas e diziam aos montes e aos rochedos: caia sobre nós e escondei-nos dos rostos daquele que esta assentado sobre o trono e da ira do cordeiro, por que é vim. do o grande dia da sua ira; e quem poderá substituir'

(Ap 6.15-17).

Quando terá inicio a grande tribulação

A Bíblia é clara a respeito da grande tribulação, que terá inicio: apos o arrebatamento da igreja. "como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da ora da tentação que ha de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra" (Ap 3.10). Logo: a igreja de Cristo não terá de experimentar a grande tribulação.

Neste período, estaremos recebendo nossos galardoes consoante ao trabalho que executamos na expansão do Reino de Deus. A promessa de Jesus à sua igreja é a de preservá-la desse sofrimento (1 Ts 1.10; 5.9; Lc 21.35,36).

Na metade das 70 semanas de Daniel." E ele firmara um conserto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até a consumação; e o que estar determinado será derramado sobre o assolador" (Dn 9.27).

A 70 semana de Daniel pode ser dividida em duas metades distintas.

A primeira metade da semana será marcada pelo reinado absoluto do anticristo que, assentado no santo templo em Jerusalém, será aceito tanto pelos judeus quanto gentios. Aqueles telo-ão como seu Messias; estes, como seu salvador. Estas duas metades da semana profética de Dn 9.27 são mencionadas diversas vezes em Ap 11.2,3;12.6,14; e 13.5.

A segunda metade será ocupada pela grande tribulação propriamente dita: "Pois que, quando disserem: há paz e segurança, então, lhes sobreviverá repentina destruição, como as dores de parto aquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão" (1 Ts 5.3).

Qual o objetivo da grande tribulação

A grande tribulação será deflagrada, visando à aplicação dos juízos divinos sobre a terra e a reconciliação de Israel com o seu verdadeiro Messias. Ele também possui como objetivos:

1. Levar os homens a se arrependerem de seus pecados

''E por causa das suas dores e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu e não se arrependeram das suas obras'' (Ap 16.11).

2. Destruir o império do anticristo.

E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam a língua de dor "(Ap 16.10).

3. desestabilizar o atual sistema mundial. "Estavas vendo isso, quando uma pedra foi cortada, sem mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou. Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o cobre, a prata, o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se achou lugar alguma para eles; mas a pedra que feriu a estatua se fez um grande monte e encheu toda a terra" (Dn 2.34,35).

4. Implantar o Reino de nosso Senhor Jesus Cristo.

"Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e esse reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumará todos esses reinos e será

Abraão Senna
Enviado por Abraão Senna em 07/09/2011
Código do texto: T3205213
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.