O arrebatamento da igreja

Na igreja da minha infância, havia uma inscrição em acima do púlpito que, desenhada no estilo sóbrio, mas vívido, trazia uma advertência grave e urgente: Jesus breve virá.

Não foram poucas as vezes que sobe a atmosfera de um daqueles cultos que relembravam o cenáculo, cheguei a pensar que o arrebatamento da igreja de Cristo da-se-ia naquele instante.

Dias desses votei àquela igreja para rever alguns amigos e irmãos, e La estava à velha inscrição:

"Jesus breve virá". Apesar dos mais de 30 anos já decorridos, tornei a sentir a mesma alegria, e não pude evitar a pergunta: o que mais falta para Jesus vir buscar a sua igreja?

A Volta Do Senhor Jesus

Houve tempo em que a palavra arrebatamento era praticamente ignorada fora dos círculos teológicos. A expressão mais usual era à volta de Cristo. Os mais eruditos preferiam o vocábulo advento. Também não se fazia muita questão de se detalhar os acontecimentos que se seguirão ao rapto dos santos. De modo geral, acreditava-se que, tão logo o Senhor Jesus levasse os salvos para o céu, seria deflagrado o juízo final com a sumária punição dos ímpios. Com incremento dos estudos bíblicos, o vocábulo "arrebatamento" fez-se rapidamente conhecido. Hoje, é um dos ternmos bíblicos mais conhecidos no meio do povo evangélico. Sentido literal. A palavra arrebatamento, no contexto da escatologia cristã, é procedente do verbo grego "harpazõ", e significa retirar algo com rapidez e de forma inesperada. Quando o Novo Testamento foi traduzido para o latim, optou-se pelo vocábulo raptus que, originando-se do verbo raptare, comporta os seguintes significados: tirar, arrancar, tomar das mãos alguma coisa de forma violenta

Definição biblico-teologica. O arrebatamento, por conseguinte, é a retirada brusca, inesperada e sobre natural da igreja de te mundo, afim do que seja transportada às regiões celeste onde se unirá, eterna e plenamente, com o Senhor Jesus. A essa doutrina, dedica o Novo Testamento, alem de outras passagens, dos capitulos especiais 1 Co15 e 1 Ts 4.

Nesta passagem, descreve Paulo a transladação sobrenatural dos santos; naquela, mostra como nosso corpos serão transformados, instantaneamente, pelo poder do Espírito Santo. O evento constituir-se-á num dos maiores milagres de todos os tempos, por abranger, de maneira simultânea, diversos fatos que ultrapassa todos os precedentes históricos, científicos e lógicos do conhecimento humano.

Quando se dará o arrebatamento da igreja

Muitos são os que, interpretando extravagantemente alguns textos isolados das Escrituras Sagradas, ousaram marcar a volta de Cristo. Hoje, servem-nos eles de advertência: não devemos especular as coisas que Deus, em sua inquestionável soberania, reservou apenas para si ( Mt 24.36; At 1.7; Dt 29.29).

O tempo do arrebatamento. A bíblia é clara e não admite especulações: o arrebatamento dar-se-ia a qualquer instante. Jesus Cristo virá como ladrão na noite( 1 Ts 5.4; 2 Pe 3.10). Vigiemos, pois, para que este dia não nos surpreenda. Uma das bem aventuranças do Apocalipse é endereçada, justamente, àqueles que se acham vigilantes: " Eis que venho como ladrao.Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja as suas vergonhas" ( Ap 16.15).

Por conseguinte, virá o Senhor Jesus inesperadamente, e surpreendera a muitos que, ao invés de estarem vigiando, encontrar-se-ao embriagados com os cuidados e prazeres deste mundo.

Você está esperando a Cristo? Encontra vigilante? Cuidado, para não ficar envergonhado naquele grande e glorioso dia.

Prenúncios do arrebatamento. A maioria dos sinais e das profecias que nos deixou o Senhor Jesus, prenunciando seu glorioso retorno, já esta cumprida.

Ficaremos indiferentes às guerras e aos rumores? E as fomes? E as pestes? E os tremores da terra? E as convulsões sociais? Permaneceremos impassíveis diante da imoralidade que se vai propagando em escala sempre crescente? E a apostasia que atenta contra a pureza doutrinaria da igreja de Cristo?

Como se Dara o arrebatamento da igreja

De acordo com a primeira epistola de Paulo aos tessalonicenses

O arrebatamento da igreja de Cristo dar-se-á da seguinte forma; ressoada a trombeta de Deus, descerá o Senhor Jesus do céu co alarido e voz de arcanjo(1 Ts 4.16).

Em seguida, os que morreram em Cristo ressuscitarão, sendo, de imediato, transladados (1 Ts 4.16).

Ato continuo, nós que tivermos vivos seremos transformados, arrebatados e levados todos ao encontro do Senhor( 1 Ts 4.17).

A glorificação do santos, quer vivos quer mortos, ocorrerá nu8m abrir e fechar de olhos( 1 Co 15.52). A palavra grega que o doutor do gentios usa para descrever esse instante é mui expressiva: atomõ. Trata-se de uma fração de tempo tão ínfima que não comporta nenhuma divisão. Buscando exemplificar essa fração de tempo, o apostolo traz á tona uma imagem comum a todos nós; o abrir e fecha de olhos um instante pequeno de mais para ser mensurado pelo instrumentos humanos. Temos aqui um ato não um processo; um milagre, não uma operação natural. É algo que desafia as leis da física e das demais ciências.

Abraão Senna
Enviado por Abraão Senna em 07/09/2011
Código do texto: T3205212
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.