BÍBLIA - OPINIÃO

Sou um cristão, sem rótulo nenhum, acredito em Deus e em Jesus, apesar de que às vezes tenho dúvidas quanto ao critério e forma como foram escolhidos os livros que compõe a Bíblia atual.

Creio em Jesus até por lógica, pois num tempo onde não havia correio, e-mails, fax, jornais, revistas, rádio e TV a notícia da presença do filho de Deus se espalhou pelos quatro cantos do mundo e perdura até hoje com pouquíssimas distorções.

Sou apenas um pouco reticente à idéia da canonização, onde o homem se sente com o poder de santificar uma pessoa, lhe atribuindo poderes de interceder por nós junto a Deus, ao passo que a Bíblia original, tanto a católica como a evangélica, deixa claro que o intercessor é apenas Jesus. Mas quem sou eu para julgar tais rituais.

Mas uma coisa é certa, a Bíblia nos ensina tudo sobre comportamento e vida em sociedade.

Já notei que os evangélicos lêem muito mais a bíblia que católicos, não que isso torne um mais propenso a salvação do que o outro, mas vale a pena ler a bíblia e entender cada um dos livros, por quem foram escritos, onde, em quais circunstancias e para qual propósito. Dessa forma o entendimento fica muito mais claro.

Não sei dizer se isso é qualidade ou defeito, mas quando ouço falar um Padre, Bispo, Ancião, Pastor ou qualquer outro líder religioso eu sempre fico com um pé atrás, tenho que ler na Bíblia onde foram buscar tais idéias ou comentários.

Acho fundamental que uma pessoa que estudou religião nos ajude a entendê-la, mas jamais permitir que essa pessoa seja nossos olhos e nosso instrumento de fé.

Conheço muita gente que centraliza sua fé num Padre, num Pastor, ou em algum líder religioso qualquer e quando este é alvo de critica pejorativa a pessoa tem a fé abalada ou mesmo deixa de ter fé e freqüentar um templo ou igreja.

Porém ao fixar a fé na Bíblia não há riscos, pois a Bíblia é imutável

A Bíblia é incrível e tudo nela se resume em uma única palavra: “FÉ”.