COMENDO COM OS OLHOS

Essa expressão tem sido usada para definir um desejo insatisfeito. Quando os olhos vêem mas a alma não realiza o seu desejo. Sendo, portanto, uma alegoria.

Mas falemos noutro sentido. De coisas que Deus encobriu aos grandes e entendidos, e revelou aos pequeninos, porque assim aprouve ao Pai.

Pelas Escrituras sabemos que Cristo é o pão que desceu dos céus; que Ele é também o verbo que se fez carne e habitou entre nós.

Certa feita Ele falou assim: “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, Eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida”. Jo. 6:55. E: “quem de mim se alimenta, por mim viverá”. versículo 57, ú.parte.

Ora no último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba”. Jo. 7:37.

Afirmou-lhe Jesus: “Quem beber deste água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede, para sempre; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”. Jo. 4:13 e 14.

Profetizando desse alimento espiritual, assim profetizou Isaías: “Ah! Todos vós os que tendes sede, vinde às águas; e vós os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”. Is. 55:1.

Dele falou Davi, inspiradamente: “Engrandecei o Senhor comigo e todos à uma lhe exaltemos o nome. Contemplai-O e sereis iluminados, e os vossos rostos jamais sofrerão vexame.” Sl. 34:3 e 5.

Ou como escreveu Salomão: “Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás do teu próprio pão”. Pv. 20:13; Is. 45:22.

Assim, se Ele é o verbo, e o verbo é a palavra de ação, e também é Ele o pão que desceu dos céus para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna, e quem crer nEle deve crer não apenas na sua existência, como escreveu Tiago, mas como o próprio Jesus disse: “as palavras que Eu falo não as falo de mim mesmo, mas o Pai que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar”. Jo. 1:1; 6:50; 3:15; Tg. 2:19; Jo. 14:24; 12:44, então faça o que Ele mandou, revelado aos seus profetas do passado: “Beijai o Filho para que não se ire, e pereçais no caminho quando em breve se inflamar a Sua ira. Bem-aventurados todos os que nEle se refugiam”. Sl. 2:12.

Não ames o sono para não venhas a empobrecer, abre os teus olhos e te fartarás de pão: o pão que desceu dos céus, e que sendo o verbo, a palavra de ação, se come com os olhos, e alimenta o coração.

“Porque importa que o coração seja fortalecido com graça. Porque a lei veio por Moisés, mas a graça e a verdade, por Jesus, o Cristo.” Jo.1:17.