CONTRADIÇÃO

Das revelações dadas aos apóstolos, algumas são sobre o caráter e comportamento dos filhos dos homens no tempo presente. E, entre elas, que eles seriam contradizentes. Essas contradições estão presentes nas suas ações e correntes nas suas linguagens e manifestações de pensamentos e filosofias. Vamos citar algumas.

Chamar de manhã à tarde. Isso porque dizem que o dia começa à meia-noite. Assim, chamam de horas da manhã às que são horas da madrugada.

Segundo as Escrituras, manhã é dia, e tarde é noite. Mas como chamam ao período que vai do meio-dia ao final do dia de tarde, estão nomeando tarde ao que é manhã, e de manhã o que é tarde quando chamam manhã às horas que vão da meia-noite ao nascer do sol.

Dizem que o dia inicia-se à meia-noite. Desse modo o dia teria dezoito horas e a noite somente seis. E as seis horas escuras que vai da meia-noite ao Pôr-do-sol não deveriam ser consideradas noite, pois que são chamadas de manhã.

Ora, segundo está registrado no livro de Gênesis, Deus fez os luminares para alumiar a terra e para haver separação entre o dia e a noite, para sinais e para tempos determinados e para dias e anos, veja:

E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. Gn. 1:14-18.

Ali fala bem claramente num luminar maior e num luminar menor, além das estrelas. O primeiro para governar o dia e o segundo para presidir à noite. Sendo assim, o período claro, dominado pelo sol, é a manhã, enquanto que o período escuro, presidido pela lua, é a noite. Nesse caso o sol e a lua marcam os dias e as noites. Por isso quando o sol está aparente no céu, é manhã, e quando este se põe começa a noite, que se prolonga até o nascer do sol na manhã seguinte.

Desse modo, ao que os filhos dos homens chamam de seis horas da manhã, deve ser zero hora, e ao que chamam de seis horas da tarde, deve ser doze da manhã ou a vigésima quarta hora do dia.

O dia é composto de tarde e manhã. Pois está registrado que na criação havia tarde e manhã cada dia. Sendo que a tarde precedia a manhã, veja:

E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. Gn. 1:3-5.

Então se faz necessário inverter as posições dos números nos mostradores dos relógios analógicos. E onde consta doze deve ser seis, onde está seis deve ser doze; onde está nove deve ser três e onde está três deve ser nove. E nos relógios digitais deve ser corrigida a forma de contagem, que está sendo feita de conformidade com o analógico. Doutro modo é contradição.

Apesar de chamarem ao que convencionaram chamar de início do dia de “zero hora”, chamam também de meia noite. E sendo assim deveria ser a sexta hora da noite, que somadas as doze do que chamam dia daria dezoito, e não vinte e quatro.

Ora, segundo Deus e constante nas Escrituras, o dia se inicia ao pôr-do-sol, e termina ao por do sol; a tarde do dia inicia ao por do sol e termina ao nascer do sol; e a manhã inicia ao nascer do sol e termina ao pôr-do-sol. Por isso que no registro da criação está: “E foi a tarde e a manhã. . . Porque a tarde é noite enquanto que manhã é dia.

Num episódio narrado no livro de Provérbios de Salomão, relativo a um mancebo insensato, diz:

No crepúsculo, à tarde do dia, na tenebrosa noite e na escuridão. Pv. 7:9.

Isso ratifica a nossa tese de que a tarde do dia é a escuridão ou trevas da noite.

No ciclo semanal, o que os filhos dos homens convencionaram chamar de Domingo é o primeiro dia da semana, e o sábado o sétimo. Ora, sábado é descanso. Entretanto os filhos dos homens fazem os seus descansos no primeiro dia da semana, contrariando o que Deus determinou na sua lei, que diz:

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou. Ex. 20:8-11.

E nesse aspecto até o povo que se nomeia povo de Deus é contradizente. Pois além de fazer do primeiro dia da semana o dia de reunião solene e pretender adorar a Deus nesse dia, ainda diz que, se o sábado é santo, todos os demais dias também o são. Entretanto diz Deus pelo profeta Ezequiel:

E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus. Ez. 20:20.

E confundem o sábado do Senhor, ao qual ele chama de “meus sábados”, com os sábados das ordenanças, as quais nomeia Deus de “vossos sábados”, e que foram abolidos por Jesus. Isso também é contradição.

Outrossim, os judeus nominais negam a Jesus como o enviado pelo Pai, e dizem que Jesus não é o Messias, apesar da harmonia entre os livros que narram a sua vinda e as predições constantes nas escrituras mais antigas, que os homens chamam de “velho testamento”.

Pergunto:

Acaso não existe harmonia entre o capítulo cinqüenta e três de Isaías e a morte de Jesus narrada no que os homens convencionaram chamar de evangelhos? E as profecias relativas a Judas, o traidor, e constantes no livro de Salmos, acaso não se cumpriram?

Para que fizessem harmonizar plagiando as Escrituras antigas, deveria haver um complô entre os que escreveram os livros das Escrituras mais recentes, as quais alguns nomeiam de “Novo Testamento”, de cujo complô teria participado todos os demais escritores que produziram os demais livros ali contidos.

O apóstolo João não poupou a Pedro, seu par como discípulo e apóstolo, e narra sua fraqueza na negação de Jesus. Pedro reporta-se aos escritos de Paulo, falando que neles há pontos difíceis de entender. Paulo confessa que era fariseu e que perseguiu a igreja de Cristo.

Entretanto todos a uma só voz atestam a necessidade da obediência aos mandamentos de Deus, e afirmam ser Jesus, o Cristo, é o Messias, através de quem alcançamos a redenção e salvação.

Alguns judeus, ditos ortodoxos, não aceitam que foram preteridos e tiveram cancelado o mandato que detinham como povo escolhido e sacerdócio real. Mas as suas ações dão testemunhos contra eles. Além do que as profecias com relação a eles ainda se cumprem. Uma delas cumprida na destruição de Jerusalém, pelo imperador Tito, é atestada por Flávio Josefo, historiador que registrou a ocorrência, o qual era judeu e pertencente a uma facção do judaísmo.

Aqueles judeus contemporâneos de Jesus ratificaram as suas sentenças e de seus sucessores quando disseram: “Caia o sangue dele sobre nós e sobre nossos filhos”.

Nisso se cumpriu a Escritura que diz: “A boca do tolo clama por açoite”. Pv. 18:6.

Eles se dizem filhos de Abraão, mas não fazem as obras dele, e sim, a de Satanás, dos quais são filhos.

Devido não observarem com rigor os mandamentos de Deus, não têm luz, e tropeçam na pedra principal e rejeitam a pedra angular, de esquina. Mas Jesus lhes advertiu, veja:

Respondeu-lhe a multidão: "Nós temos ouvido da lei, que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu que convém que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem? Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles." Jo. 12:34-36.

Jesus deu testemunho da verdade, a qual lhe representava. Em várias ocasiões falou atestando os mandamentos de Deus. E sentiram inveja dele, e ciúmes e mágoa. É que Jesus não usava de lisonjas, e em várias ocasiões denunciou as hipocrisias deles.

Diz uma escritura que o povo de Deus é agoureiro como os filhos do Oriente. Alguns podem pensar que essas revelações referem-se aos judeus do passado. Mas os da atualidade também o são. E não se envergonham de as proclamarem. Encontram-se em suas edições de brochuras e periódicos.

Eles dizem que a kabala é a parte mística do judaísmo. Ora, misticismo é crendice e esta superstição. Nela, na kabala, há semelhança à filosófica hinduísta, dos vedas, que pretende ensinar a perfeição através de fases sucessivas de encarnação, como o espiritismo. Apesar de as Escrituras dizerem que nos tornamos perfeitos pelos mandamentos de Deus, ou seja, pela sua prática. Por essa razão é que muitos ficam loucos nessa prática. Pois isso é demoníaco. E loucura é possessão maligna.

Recentemente um judeu, contemporâneo meu, sugeriu-me que eu vá à Jerusalém, e lá busque um mestre judeu para que me ensine a “Torá”, com as seiscentas e treze leis nela existente. Mas as Escrituras me garantem que eu encontrarei o conhecimento e sabedoria assim, veja:

"Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas. Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará; para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas; dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos escusos; que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus, cujas veredas são tortuosas e que se desviam nos seus caminhos; para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras; que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus; porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos. Todos os que se dirigem a ela não voltarão e não atinarão com as veredas da vida. Para andares pelos caminhos dos bons, e te conservares nas veredas dos justos. Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados." Pv. 2:1-22.

Também que tendo a unção de Deus não preciso que ninguém me ensine. Veja:

"E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo. Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis." I Jo. 2:20-27.

Disse Jesus: “Cuidado com o fermento dos fariseus”.

Disse-me ainda o mesmo judeu, meu contemporâneo, que no pórtico dos cemitérios judaicos, está escrito:

“A casa da vida”. Isso contraria a revelação das Escrituras que chama-os de “lugar dos mortos”, “lugar do esquecimento”, veja.

"Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos. Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto). Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento." Ec. 9:3-5.

"Livre entre os mortos, como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais te não lembras mais, e estão cortados da tua mão. Puseste-me no abismo mais profundo, em trevas e nas profundezas. Mostrarás, tu, maravilhas aos mortos, ou os mortos se levantarão e te louvarão? (Selá.) Será anunciada a tua benignidade na sepultura, ou a tua fidelidade na perdição? Saber-se-ão as tuas maravilhas nas trevas, e a tua justiça na terra do esquecimento?" Sl. 88:5, 6; 10 a 12.

"Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio." Sl. 115:17.

Por isso diz uma escritura:

Mas para Israel diz: "Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente." Rm. 10:21. Repetindo o que fora profetizado por Isaías, que diz:

"Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos; povo que de contínuo me irrita diante da minha face, sacrificando em jardins e queimando incenso sobre altares de tijolos; que habita entre as sepulturas, e passa as noites junto aos lugares secretos; come carne de porco e tem caldo de coisas abomináveis nos seus vasos; que dizem: Fica onde estás, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde todo o dia. Eis que está escrito diante de mim: não me calarei; mas eu pagarei, sim, pagarei no seu seio, as vossas iniqüidades, e juntamente as iniqüidades de vossos pais, diz o Senhor, que queimaram incenso nos montes, e me afrontaram nos outeiros; assim lhes tornarei a medir as suas obras antigas no seu seio." Is. 65:2-7.

Rejeite o que não concorda com as sãs palavras, porque diz uma escritura:

"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais." I Tm. 6:3-5.