O PÉ QUE TORNOU-SE MÃO

Há pessoas que perderam as mãos e adquiriram habilidades para pintar, fazendo-o com a boca. Outro, tendo nascido defeituoso dos membros superiores, exercitou os pés para fazer o que seria tarefa para as mãos. Mas eu quero falar disso num outro aspecto, veja:

O apóstolo Paulo, inspiradamente, comparou a Igreja a um corpo, conforme a seguir:

Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; e os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos? I Co. 12:14-30.

Então cada membro no corpo deve ter ou desempenhar sua função de acordo com aquilo que pode fazer, ou seja, de acordo com a habilidade que recebeu. O olho é o vidente, assim chamado o profeta no passado, veja:

Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente se chamava vidente. I Sm. 9:9.

Os pés é o evangelista, que leva a semente para semear, veja:

Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! Is. 52:7.

Eis sobre os montes os pés do que traz as boas novas, do que anuncia a paz! Na. 1:15.

E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia. At. 8:40.

E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. At. 21:8.

As mãos são os que contribuem, para que o evangelho possa ser levado, e o evangelista possa ir levar o evangelho, veja:

Não temos nós direito de comer e beber? Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado? Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. I Co. 9:4-10.

Assim, o pé depende da mão que contribue, enquanto que a mão depende do pé para ir.

Mas como deve ser essa participação? Veja:

Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. I Co. 9:11-14.

Mas houve ocasião em que o apóstolo, apesar de ser também evangelista, não usou desse direito, veja:

De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário. Sim, vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram. At. 20:33 e 34.

Pequei, porventura, humilhando-me a mim mesmo, para que vós fôsseis exaltados, porque de graça vos anunciei o evangelho de Deus? II Co. 11:7.

Que fazia o apóstolo para se manter e aqueles que com ele estavam?

E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, e, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. At. 18:2 e 3.

Isso não quer dizer que o apóstolo nunca recebeu ajuda dos irmãos para a sua função, veja:

Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado. Porque os irmãos que vieram da Macedônia supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado, e ainda me guardarei. II Co. 11:8 e 9.

Assim, sendo o apóstolo os pés que à muitos serviu levando-lhes o evangelho, ele teve que ser também a mão que supriu as necessidades dele e dos que com ele labutavam, trabalhando no seu ofício no qual tinha habilidade, qual seja, fazer tendas, por falta de mãos que fossem estendidas para contribuir a fim de que ele levasse o evangelho a outros.

Hoje não tem sido diferente. Eu, nas minhas andanças na missão de evangelizar, já tive que fazer o mesmo, e, algumas vezes, tive que trabalhar apenas pela comida e o lugar para reclinar a cabeça, mesmo doente. Alguns que contribuíram, quando o fizeram, foi chorando, ou murmurando ou exigindo de mim que lhes servissem, como compensação, já tendo recebido suas recompensas.

Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mt. 5:29 e 30.

Assim, se o profeta, que é o olho, for motivo de escândalo para o corpo, é melhor que ele seja excluído do corpo, ou seja, da igreja. Da mesma forma que a mão, que é o que contribui, se for também motivo de escândalo, melhor é que seja arrancada, ou seja, excluída da igreja. Pois não cumpre com a função para a qual foi colocada no corpo ou extrapola essa função.

Mas há Igrejas que não procuram saber se as mãos estão roubando, querem saber é que elas lhes tragam para as suas bocas e os seus ventres insaciáveis mesmo o furtado. E há até lideres que, embora discursem que não se deve roubar por amor ao próximo, isso fazem tendo a conivência de outros líderes. Quem cala consente! Eu denuncio para não condescender.

Portanto, o Espírito dá a seguinte instrução pelo apóstolo:

E o que está sendo instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Gl. 6:6.