LITÍGIO ENTRE IRMÃOS

Dissemos em outra ocasião que os dias atuais são os dias maus prenunciados inspiradamente pelo apóstolo Paulo. E eles são também os mesmos previstos por Jesus, que disse: Eu não vim trazer paz a terra, mas espada. Porque eu vim por em dissensão o homem contra o seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra. Assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Mt. 10:34, ú.parte e versículo 35.

Em outra ocasião, respondendo aos seus discipulos sobre os sinais da sua vinda, disse Jesus: Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. Mt. 24:10.

Desde o passado que Deus já havia inspirado aos seus servos, os profetas, para falar que não se devia confiar em ninguém, mesmo que fosse irmão, veja: Não creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa mo teu seio guarda as portas da tua boca. Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa. Mq. 7:5 e 6. Guardai-vos cada um do seu amigo, e de irmão nenhum vos fieis; porque todo o irmão não faz mais do que enganar, e todo o amigo anda caluniando. Jr. 9:4.

O próprio Jesus não escapou disso, veja: E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão. E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si. Mc. 3:21. E depois disto Jesus andava pela Galiléia, e já não queria andar pela Judéia, pois os judeus procuravam matá-lo. E estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos. Disseram-lhe pois seus irmãos: Sai daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. Jo. 7:1-5.

E isso já havia sido profetizado pelo salmista, veja: Porque por amor de ti tenho suportado afronta; a confusão cobriu o meu rosto. Tenho-me tornado como um estranho para os meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe. Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim. Sl. 69:7-9.

Se a tradução estiver correta, concluímos que tanto os irmãos filhos da mãe igreja, quanto os filhos da sua mãe natural não o reconheciam como profeta.

Ora se com Jesus aconteceu isso, quanto mais conosco. Como disse Jesus: Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco? Lc. 23:11.

Como dizem as Escrituras: maldito o homem que confia no outro. Por isso, devemos confiar só no Senhor.