AMÉM, E AMÉM.

Nesse pequeno ensaio queremos fazer algumas considerações sobre “o amém”, palavra muito usada no meio cristão e evangélico, mas nem sempre bem empregada, cremos que devido desconhecimento do seu significado.

Essa palavra é uma interjeição de confirmação, que significa “assim seja”, e que foi usada no primeiro pacto feito com o povo de Israel, relativo à Lei de Moisés, na lei onde foi proposto a bênção e a maldição, veja.

Falou mais Moisés, juntamente com os sacerdotes levitas, a todo o Israel, dizendo: Escuta e ouve, ó Israel! Neste dia vieste a ser por povo ao Senhor teu Deus. Portanto, obedecerás à voz do Senhor teu Deus, e farás os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje te ordeno. E Moisés deu ordem naquele dia ao povo, dizendo: Quando houveres passado o Jordão, estes estarão sobre o monte Gerizim para abençoarem o povo: Simeão e Levi, e Judá, e Issacar, e José e Benjamim; e estes estarão para amaldiçoar sobre o monte Ebal: Rúbem, Gade, e Ase, e Zebulom, Dã e Naftali. E os Levitas protestarão a todo o povo de Israel em alta voz: Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo responderá, e dirá: Amém. Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe; e todo povo dirá: Amém. Maldito aquele que arrancar o termo do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que fizer que o cego erre do caminho. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que se deitar com a mulher de seu pai, porquanto descobriu a ourela de seu pai. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que se deitar com algum animal. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que se deitar com sua sogra. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que ferir ao próximo em oculto. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que tomar peita para matar a algum inocente. E todo o povo dirá. Amém. Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém. Dt. 27:9-26.

Na antiga dispensação ela também foi usada como confirmação no teste sobre infidelidade conjugal por parte da mulher. Veja:

Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando a mulher de alguém se desviar, e prevaricar contra ele, de maneira que algum homem se houver deitado com ela, e for oculto aos olhos de seu marido, e ela o tiver ocultado, havendo-se ela contaminado, e contra ela não houver testemunha, e no feito não for apanhada. E o espírito de ciúmes vier sobre ele, e de sua mulher tiver ciúmes, por ela se haver contaminado, ou sobre ele vier o espírito de ciúmes, e de sua mulher tiver ciúmes, não se havendo ela contaminado, então aquele varão trará a sua mulher perante o sacerdote, e juntamente trará a sua oferta por ela: uma décima de efa de farinha de cevada, sobre a qual não deitará azeite, nem sobre ela porá incenso, porquanto é oferta de manjares de ciúmes, oferta memorativa, que traz a iniqüidade em memória. E o sacerdote a fará chegar, e a porá perante a face do Senhor. E o sacerdote tomará água santa num vaso de barro; também tomará o sacerdote do pó que houver no chão do tabernáculo, e o deitará na água. Então o sacerdote apresentará a mulher perante o Senhor, e descobrirá a cabeça da mulher; e a oferta memorativa de manjares, que é a oferta de manjares dos ciúmes, porá sobre as suas mãos, e a água amarga, que traz consigo a maldição, estará na mão do sacerdote. E o sacerdote a conjurará, e dirá àquela mulher: Se ninguém contigo se deitou, e se não te apartaste de teu marido pela imundícia, destas águas amargas, amaldiçoantes, serás livre. Mas, se te apartaste de teu marido, e te contaminaste, e algum homem, fora de teu marido, se deitou contigo; então o sacerdote conjurará à mulher com a conjuração da maldição; e o sacerdote dirá à mulher: O Senhor te ponha por maldição e por conjuração no meio do teu povo, fazendo-te o Senhor descair a coxa e inchar o ventre. E esta água amaldiçoante entre nas tuas entranhas, para te fazer inchar o ventre, e te fazer descair a coxa. Então a mulher dirá: Amém. Amém. Nm. 5:1-23.

No primeiro caso, se alguém não pronunciasse a confirmação através do amém, seria também maldito.

Jesus usou-a quando ensinou os seus discípulos a orar, e disse:

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Mt. 6:9-13.

Mas essa palavra como interjeição, significando assim seja, deve ser usada de forma correta e sábia, para que não se extrapole o limite do devido. Por isso diz o apóstolo Paulo:

Que farei pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. Doutra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes? Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado. I Co. 14:14-17.

Como vimos, só devemos pronuncia-la se compreendermos e concordarmos com o que o outro fala e propõe, e caso ele esteja falando com integridade. Assim, não devemos dizer o amém se não concordarmos com uma proposição de alguém, como um pregador, mesmo que ele nos peça isso. E nem dizê-lo para mal. Exemplo: nas citações bíblicas em que são citadas coisas más.

Outrossim, essa palavra é um dos nomes de Jesus, e que, segundo a tradução de João Ferreira de Figueiredo, significa Fiel e Verdadeiro, conforme encontramos a passagem bíblica a seguir:

E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. Ap. 3:14.

Os apóstolos e escritores do “Novo Testamento” sempre a usaram ao término de suas epístolas.

Por isso, diz ainda o apóstolo: Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por Ele o Amém, para glória de Deus por nós. II Co. 1:20.

Confirme a bênção, e glorifique a Deus com o Amém, conforme se requer em Salmos 106:8, bendizendo-o conforme o salmo 41:13, pois santo é o Senhor, que é Fiel e Verdadeiro. Amém e Amém.