GLÓRIA EFÊMERA

GLÓRIA EFÊMERA

Busca o homem se destacar de seus semelhantes, e, realizando muitos feitos, alcançar sucesso que lhe proporcione satisfação e fama. E, quando esta chega, normalmente lhe proporciona, também, ganhos consideráveis o que o torna ainda mais famoso. Uns poucos aceitam esses fatos sem que o sucesso lhes subam à cabeça, mas a maioria se engrandece.

Não seria mal ser famoso, não fosse os meios usados para isso. Meios muitas vezes ilícitos, não raro, com risco de vida para si e de outrém, ocorridos e, quase sempre, não assumidos pelos que fazem de tudo para alcançar destaque entre os demais mortais.

De alguns, dizem: cujo nome foi imortalizado, ou consagrado, por este ou aquele feito. Como imortalizado, ou consagrado? Acaso nos séculos vindouros haverá lembrança deles? E se houvesse lhes restituiria a vida? Tudo passa!

Há quem exponha a perigos a sua vida para alcançar fama e dinheiro, parecendo até que a morte não lhe poderá vir repentinamente, e que não terá que prestar contas de suas atitudes. Não se deve, ainda que esteja em nós o poder, colocar em risco nossas vidas por nada que contrarie a vontade de Deus. Porque a Ele pertence a vida, que a dá, mas que irá pedir contas dela. E ainda que não seja por cobiça de gloria temporal, se por vaidade ou para agradar a homens, ainda assim, teremos de responder por isso. Qualquer pessoa que recebe um bem de outrém para guardar, se deixar que se extravie, por dolo ou má fé, não deixará de ser culpado. A vida é um bem que se recebe do Criador e que devemos responder por ela.

Quantos não têm perdido suas vidas lutando para alcançar uma glória passageira, sendo esquecido logo depois! Mas toda habilidade dos homens advém da inveja que ele sente do seu próximo.

Que vantagem obtém um corredor que corre contrariando as regras do seu Criador? Todos correm no estádio, uns para alcançar uma coroa corruptível (que enferruja, que perece, que acaba). O atleta que não correr segundo as regras não será coroado.

Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade. Anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos, mas sabe que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Ec. 11:9.

Disse Jesus: "De que vale ao homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua vida"?

Portanto, como disse o apóstolo Paulo, "cada um veja como corre".

Oli Prestes

Missionário