A sedução que leva para a morte
Eu estava na janela de minha casa observando por trás das grades. Vi alguns rapazes ingênuos, e notei que um deles não tinha juízo. Ele passava pela rua, perto da esquina, e se dirigia para a casa de uma estranha. Já caia a noite, uma mulher foi ao encontro dele, vestida com roupas insinuantes e cheia de malícia. Era ousada e insolente, e seus pés não paravam em casa: ora estava na rua, ora na praça, espreitando em cada esquina. Então, de repente, ela o agarrou e beijou o rapaz. Depois lhe falou descaradamente: preparei um sacrifício de comunhão, porque hoje estou cumprindo uma promessa. Por isso sai para encontrar você. Estava ansiosa por vê-lo e acabei encontrando você. Cobri minha cama com colchas e estendi lençóis. Perfumei o quarto, agora venha, vamos nos embriagar com carícias até de manhã. Vamos nos saciar com amores, porque o meu marido está fazendo uma longa viagem e não está em casa, só voltará daqui a alguns dias. Com tantas palavras e malícias ela o apanhou e o atraiu com lábios enganadores. O infeliz correu atrás dela, como boi para o matadouro, como animal preso no laço, até uma flecha o atingir no lado. Foi como pássaro que voa para a arapuca, sem saber que vai perder a vida. (Provérbios 7: 6,22)
Amigo, porque se deitar com mulher estranha e abraçar o peito de uma alheia? Os olhos de Deus observam os caminhos do homem e lhe vigiam todas as trilhas. O injusto fica preso em suas próprias culpas e é apanhado na armadilha do seu pecado; ele morre por falta de correção, e perece por causa de sua grande insensatez, o pecado sempre abre uma brecha para o mal agir em nossas vidas.
Os prazeres da carne fascinam o homem divorciado da espiritualidade e desligado da cabeça que é Cristo. É no exato momento que aproveitam o presente para saciar o apetite carnal que perdem a vida espiritual.
Guarde os preceitos de seu pai (Deus) e não despreze o ensinamento de sua mãe (Sabedoria). Conserve-os sempre vivos na memória e amarre no pescoço. Desse modo quando você caminhar, eles o guiarão; quando você descansar, eles o guardarão; e quando você despertar, eles falarão com você. Porque o preceito é uma lâmpada, a instrução é uma luz e a repreensão que corrige é caminho de vida. Eles protegerão você em todas as suas ações indicando o caminho correto a ser seguido. Mas lembre-se! Conserve as Palavras os ensinamentos e as Leis, observe e você terá vida e sucesso em todos os empreendimentos. Amarre-a nos dedos e a escreva na tábua do seu coração.
Feliz o homem que me obedece vigiando todos os dias em minha porta, esperando na entrada de minha casa. Quem me encontra, encontra a vida e goza do favor de Deus. Quem me perde, se arruína a si mesmo, pois todos os que me odeiam amam a morte.