Os adoradores em espírito e verdade são esses que o Pai procura.

Alguns “religiosos” que são freqüentadores assíduos dos cultos promovidos pela sua doutrina julgam-se mais preparados e próximos de Deus em relação aos que não freqüentam nenhuma religião, empinam o nariz e até discriminam os demais. Muitos pensam que para adorar a Deus é necessário estar em um templo cercado de pessoas em atitude reverente. Para elas é preciso um momento de concentração, reforçado com meditação, rezas e orações. É o que chamam de ambiente propício. Este ambiente geralmente surge de um envolvimento emocional promovido pela expectativa de milagres, profecias, manifestações. Não compreendem que o que Deus leva em consideração é o que está oculto, o que está no interior de cada um de nós. Já dizia Jesus: “os verdadeiros adoradores que o Pai procura é os adoradores em espírito e verdade”. Ou não sabem que quem fez o exterior também fez o interior?

“Deus é luz, e Nele não há trevas. Tudo que não está unido a Deus está contrário aos seus desígnios, e não tem relação nenhuma com Ele. Adorar em verdade é o mesmo que estar em comunhão com Cristo, só se está nessa condição quando seguimos os seus ensinamentos, quando passamos a praticar o que manda a lei,a praticar o que Ele quer de cada um de nós, sejamos então a sua imagem e semelhança.

Portanto, esteja onde estiver mantenha-se ai, mas faça a coisa certa, estando dentro ou fora, isso não importa, o importante é estar dentro do projeto de Deus, aprendendo, seguindo, e colocando em prática os seus ensinamentos a favor do próximo.

Hoje o culto que prestam é tão vazio e sem sentido que acabam segando-lhes os olhos. Devotos com aparência piedosa gesticulando e gritando compulsivamente dizendo glória, aleluia, viva Jesus. Outros fazendo promessas, rituais e oferendas matérias se abstendo de certos alimentos para aplacar e amenizar a consciência. Deus quer muito mais que isso! Deus não quer bajuladores! Deus quer que façamos parte do seu projeto e participemos ativamente em Espírito. Tudo se resume a dois mandamentos; amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo.

Atenção religiosos de todas as denominações. Escute a palavra vocês todos que frequentam suas religiões e entram no templo a fim de adorar a Deus. Estamos vivendo os últimos dias, devemos ficar atentos. A corrupção está em todos os lugares, até dentro das igrejas onde o nome de Deus é invocado. O perigo maior, porém, é o Templo e todo sistema cultural que, em vez de expressar a verdadeira relação com Deus e com o próximo, se torne um véu que encobre todo tipo de injustiças. Endireitemos os nossos caminhos e a nossa maneira de agir que já estamos dando um grande salto em direção a Deus. Não se iludam com palavras mentirosas dizendo: Aqui é o templo de Deus, templo de Deus, templo de Deus! Na verdade nós somos o Templo de Deus. Abrimos e limpemos os nossos corações da imundície do mundo para que Ele possa habitar neste templo Espiritual que somos todos nós.

José Renato Bueno

Teólogo Eclesiástico.