O 5º EVANGELHO! O EVANGELHO DE TOMÉ PARTE I

O 5º EVANGELHO! O EVANGELHO DE TOMÉ parte I

É sabido que os textos inseridos na Bíblia Sagrada foram escritos por homens inspirados por Deus. Mas, existem centenas de evangelhos que não estão inseridos na Bíblia Sagrada, considerado pelos estudiosos como Evangelhos Apócrifos, que não se conhece o autor. Entre os manuscritos encontrados no Egito, conhecidos como os da biblioteca de Nag Hammadi, figuram os evangelhos atribuídos a apóstolos de Cristo: O evangelho de Filipe, o evangelho de Pedro e o evangelho de Judas, o evangelho de Maria, entre estes o considerado mais importante é o de Tomé. Trata-se de uma coleção de 114 palavras originais atribuídas a Jesus. Estas Palavras teriam sido recolhidas por Tomé. Além de não apresentarem qualquer redundância, elas constituem outros tantos enigmas, pequenas frases que segundo as aparências carecem de sentido; no entanto, se as deixarmos penetrar, como grãos de areia, nas engrenagens de nossa vida mental habitual, podem até provocar uma parada... Um silêncio... Uma transformação da consciência. Estes ditos não devem ser tomados ao pé da letra, senão que, ao contrário dos demais textos apócrifos, estes requerem uma interpretação especial.

Meditem em cada frase, procurem entender o que está por de trás da palavra. Compare com o que está escrito na Bíblia, se o que disser não tiver semelhança com ela descarte, mas deixe o espírito de Deus penetrar no fundo da alma.

Como são 114 pequenos textos, toda semana estarei publicando uma quantia.

1. Quem descobrir o sentido dessas palavras, não provará a morte.

2. Quem procura, não cesse de procurar até achar; e, quando achar, será estupefato; e, quando estupefato, ficará maravilhado - e então terá domínio sobre o Universo.

3. Jesus disse: Se vossos guias vos disserem: ‘o reino está no céu', então as aves vos precederam; se vos disserem que está no mar, então os peixes vos precederam. Mas o reino está dentro de vós, e também fora de vós. Se vos conhecerdes, sereis conhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis em pobreza, e vós mesmos sereis essa pobreza.

4. O homem idoso perguntará, nos seus dias, a uma criança de sete dias pelo lugar da vida - e ele viverá. Porque muitos primeiros serão últimos, e serão unificados.

5. Conhece o que está ante os teus olhos – e o que te é oculto te será revelado; porque nada é oculto que não seja manifestado.

6. Perguntaram os discípulos a Jesus: Queres que jejuemos? Como devemos orar? Como dar esmolas? Que alimentos devemos comer?

Respondeu Jesus: Não mintais a vós mesmos, e não façais o que é odioso! Porquanto todas essas coisas são manifestas diante do céu. Não há nada oculto que não seja manifestado, e não há nada velado que, por fim, não seja revelado.

Segue na próxima edição.