"Brasil, és mãe gentil!"

Dos países sul-americanos, é bem provável que Brasil e Paraguai sejam os que mais facilitam a entrada de estrangeiros em seus territórios.

Aqui, entram bolivianos, chineses, venezuelanos, americanos, ingleses, angolanos, dinamarqueses etc., ou seja, todas as nacionalidades possíveis. E que bom que o Brasil é assim, isto é, acolhedor!

Entretanto, nessa de acolhimento, acolhe tudo e todos sem nenhum critério e sem trocadinhos: documento. Com isso, entram e, por vezes, ficam traficantes, pedófilos, assassinos, mafiosos etc., vivendo por anos no país. Esse é o grande problema!

Com uma fronteira aérea, marítima e territorial expandidas, fica fácil entrar e bagunçar.

E isso não tem absolutamente nada a ver com uma política voraz de anti-imigração, como faz, a meu ver, Donald Trump. O presidente americano, para mim, é radical. A questão aqui é inibir e coibir a entrada e a permanência de marginais estrangeiros. Aqueles que vêm para contribuir com a sociedade brasileira, ainda que estejam ilegais em termos documentais, merecem uma chance de ficar em nosso quintal. Agora, não sendo bandidos em um país que já tem os seus, cadeia ou tchau. Porque o Brasil não pode ser assim tão bagunçado, mesmo sendo conhecido como um país festeiro e do carnaval!

Danilo D
Enviado por Danilo D em 25/03/2025
Código do texto: T8294030
Classificação de conteúdo: seguro