!!! RITUAL DE PASSAGEM???
!!! RITUAL DE PASSAGEM???
TORNAR-SE adulto não é nada fácil. Mesmo porque, qual a vantagem de se tornar adulto num mundo onde eles são constantemente ameaçados pela violência da concorrência entre eles, falta de emprego com bons salários, falta de cultura e educação para orientação si mesmo, de seus filhos e vizinhos??? Da adolescência para a idade adulta, o salto é olímpico para a vida adulta: equivale a um final do campeonato olímpico. Um salto de difícil realização. E se o atleta não ganha a medalha de ouro, tende a ser constantemente cobrado por seus pares, por si mesmo e pela bendita realidade. Maior parte das vezes simplesmente indigesta.
CONTINUAR sendo um adulto talvez ainda seja mais difícil. Pressupondo-se que ele conseguiu se infiltrar nas dependências, nada confortáveis, da cidadela mental adulta. O Inconsciente Coletivo da vida adulta nos dias de hoje, é uma realidade sem precedentes. Anteriormente aos dias de agora, o ritual de passagem significava uma mudança vital na vida de uma pessoa. Esta, tinha uma ou duas escolhas. Hoje, sair da puberdade para a vida adulta equivale a um salto mortal de um trampolim numa piscina vazia. Sem água para amortecer a queda.
A SOCIEDADE, o mundo comunitário adulto e o mundo religioso do emprego, com sua liturgia pré-definida de acordo com os acordos de horários, convenções salariais, obrigações do casamento, das responsabilidades sociais assumidas: todas essas obrigações são universos totalitários, dimensões do existir que prendem a pessoa em gaiolas das quais são terá condições de sair, nunca mais, para a vivência de uma liberdade relativa de vida.
AS ESCOLHAS, se é que você pode escolher, você, pessoa, indivíduo da volumosa manada humana, vai passar a vida constrangida entre o presídio de cimento armado do local de trabalho, do sofá dos entretenimentos banais, a ida ao shopping, ao aniversário da filha da vizinha, ao litoral do fim de semana, ou se dirigir ao Coliseu, ver o jogo de futebol e os comedores de “bola”, empoderados por salários milionários, aos quais você estrará contribuindo ao pagar o preço do ingresso. A vida regressiva se repete no looping infindável.
O PROBLEMA não está no preço do ingresso agregado às despesas que você teve para chegar ao Coliseu na Roma dos chutadores de “bola”. O problema é o desperdício do bem de capital mais valioso que você está condenado a desprezar para o resto de sua vida de cabeça de gado na manada humana. Desumana. O problema é que você não sabe ter vendido a alma par a o diabo de suas rotinas: de trabalho, de lazer, de cabeça baixa, olhos vidrados no entretenimento celular.
O PROBLEMA está em que você, sem mesmo saber, virou um Androide no filme de ficção realista/científica de sua vida pregressa, cheia de rotinas. Sua honra de viver está em obedecê-las. Sem questionar nada. Seu espírito crítico está morto num corpo orientado para ser seu túmulo, no cemitério ordinário dos que mergulharam de cabeça no “efeito manada” das liturgias rotineiras. Você, meio que sonâmbulo, vota em políticos dedicados a destruir o maior bem da civilização: a democracia. Veja Trump, Bozo, Milei e suas mandas com QI menor que o de chimpanzés.
VOCÊ VOTOU no Bozo??? Diverte-se com seus ataques de nervos??? Você se veste com camisa amarela da seleção dos empreiteiros de crimes contra a democracia??? Você empunha o punhal verde-amarelo dos homicidas da democracia??? Você tem consciência de sua realidade de prisioneiro da “conversa familiar” dos patriotas idiotas e suas homilias discursivas nos palanques de rua que reúnem a manada antidemocracia??? Você é um Androide sonâmbulo e não sabe???
VOCÊ SE sente partícipe da patriotada patética, da persuasão possessa dos que querem que o Brasil mergulhe novamente no pesadelo da ditadura e suspensão de seus direitos constitucionais??? Você gosta da tortura e de torturadores??? Você é um eleitor sádico que não sabe o que é votar num sujeito que só quer ferrar com seus direitos??? Você já se perguntou por que deseja se aliar à massa, ao “efeito manda” liderada pelo “mito do pinico”??? O “mito” não faz outra coisa que anão seja pedir pinico a quem quer que seja que ele pense que pode anistiá-lo.
O “MITO DO Pinico” quer anistia, minha tia. Para isto sua manada, suas cabeças de gado, insistem em ocupar com mentiras, os espaços opinativos nas redes sociais. A inteligência de boteco dos bozonaristas evangélicos pobres e proletários, só não é pior e mais vergonhosa do que a inteligência do sofá nas salas de jantar das classes médias, envolvidas com a manutenção e manipulação de seus salários em conchavos salafrários. Conchavos que garantem seus rituais de passagem. Rituais de passagem que passam, quando muito, do quarto para o banheiro, do banheiro para a sala de jantar, desta para a cozinha, da cozinha para a garagem, desta para o Coliseu da Roma dos chutadores de “bola”.
PARA O BOM entendedor meia palavra basta. Mas, estamos no Brasil. Neste país, com essa educação para a obediência cega em lideranças messiânicas de extrema direita, neste país das sensações anedóticas de celular, nem a palavra inteira é suficiente para que se façam entender os seres, dito humanos, que se mantêm no patamar de pântano das sensações de comportamento incestuoso e sodomita. Comportamento de manada. Não há, para essas pessoas, uma possibilidade de ritual de passagem que as libere de suas mágoas, das distorções de como veem a própria real idade.