Educação domiciliar
Por qual motivo, razão e circunstância muitas pessoas se opõem à educação domiciliar (que os americanos chamam de homescholling)? Algo me diz que tais pessoas não querem bem a tal Liberdade, que dizem amar sobre todas as coisas.
Se uma pessoa não vê porquê estudar em uma escola, se entende que a escola está num nível assustadoramente baixo e nada de bom tem a oferecer-lhe, e decide estudar em casa, por conta própria, certa de que assim, usando de sua liberdade, dedicando-se aos estudos, empregando melhor seu tempo, aprenderá o que entende ser melhor para si, o que é de seu gosto, o que lhe atende à sua vocação, por que ela não pode, sendo uma pessoa livre, agir em consonância com o que lhe é de seu agrado? Ela que use de sua liberdade para estudar o que lhe apetece. Muitas pessoas, no entanto, não querem que ela faça uso de sua liberdade, e por uma, e só uma, razão, conquanto dêem bons, e nobres, motivos para imporem-se a ela: não querem que ela, fazendo o uso que considera apropriado de sua inteligência, escape aos mecanismos de controle de pensamento que fazem de toda pessoa caixa de ressonância dos interesses inconfessados, criminosos, mesmo, de gente muito poderosa.
Há pessoas, também, não se pode negar, que rejeitam a educação domiciliar por uma razão deveras mesquinha: receiam (muitas têm certeza) que a pessoa que estuda por si mesma, indiferente ao sistema educacional oficial, acabe por adquirir um conjunto de conhecimentos que lhe dá meios para contestar o que elas esforçam-se por lhe impor - temem tais pessoas o contraditório, as opiniões diferentes da sua, pois, grávidos de soberba e presunção de infalibilidade intelectual e pureza moral, não têm apreço, pelo diálogo franco, aberto, livre.