SEM AÇÃO DO ESTADO É IMPOSSÍVEL EVOLUIR O SISTEMA FERROVIÁRIO
No Brasil, infelizmente há uma grande desinformação sobre o papel e a essência do modal ferroviário e no significado de um sistema Multimodal libertador e que possibilite o desenvolvimento real e alcance Social das Ferrovias.
Na verdade os grandes interesses nacionais estão subordinados a uma minoria bilionária e rica nacional, subordinada e defensora de interesse das chamadas " Metrópoles Mundiais do modo de produção Capitalista . A mais de trezentos anos o Brasil é controlado direta e indiretamente por grandes forças políticas e econômicas externas. ( EUA, Europa e seus satélites ) Movidos por interesses econômicos e políticos bem nítidos na atualidade.
Eu tenho dito que o atraso e emperramento da Ferrovia e a privatização nefasta da Holding Ferroviária RFFSA foi um freio radical no desenvolvimento da Ferrovia Nacional . Inclusive o processo de privatização da RFFSA provocou um efeito dominó de quebradeira de empresas privadas, de serviços, hotéis, fornecedores e indústrias voltadas a tecnologia ferroviária, levantamentos feitos e não divulgados, por razões óbvias, mostram que o processo de Sucateamento e privatizações das Ferrovias da Holding Ferroviária RFFSA provocaram direta e indiretamente mais de 2 milhões de fechamento de postos de Trabalho no Brasil, atingindo gravemente a economia de várias regiões e mais de trezentas cidades importantes do país.
A Privatização emperrou a continuidade da principal e primeira ferrovia transcontinental da América latina...
Outro fato gravíssimo além do desemprego e interrupção do avanço das ferrovias é o fato, do governo e estado brasileiro ignorar as pesquisas de tecnologia ferroviárias na UFRJ , na faculdade de Engenharia Ferroviária de Santa Catarina e a importância de estreitar a relação das Escolas técnicas, SENAI etc e também envolver nestes estudos e pesquisas o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia .
Todos os países de Grande extensão territorial como o nosso, investem pesado na inteligência de transportes e num sistema multimodal onde ferrovias, navegação fluvial, de cabotagem e marítima são as bases do sistema de Infraestrutura de transportes e o nosso país joga tudo nas rodovias o que além de prejudicar até mesmo a competitividade de nossos produtos, envolve perdas de VIDAS humanas, acidentes gravíssimos e custos elevadíssimos no suporte a essa opção, que óbvio está enriquecendo pequenos grupos nacionais e de outros países e aprofundando a crise, o custo Brasil e a longo prazo destruindo nossa economia e causando, também uma monstruosa mortalidade de animais, degradação ambiental e aumento do velho " custo Brasil".
Já nem entro nessas discussões ideológicas burras que se dão no Brasil hoje, prefiro abordar os efeitos e os aspectos técnicos e os NEFASTOS efeitos no desemprego e atrasos absurdos.
Volto a insistir no papel da educação e envolvimento das nossas reais cabeças pensantes lúcidas para que a sociedade cívil organizada se envolva e nos ajude a cobrar providencias em relação a necessidade de REVITALIZAÇÃO DE NOSSAS FERROVIA ESTRATÉGICAS COMO A Antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil/RFFSA. Não é possível aceitar a destruição desta Ferrovia, por razões óbvias da economia, da indústria, da mineração, da indústria de Celulose, Agricultura, Pecuária, Turismo etc...
Geralmente os grupos privados só enxergam os seus nichos de mercado e seus produtos específicos, É o estado que precisa prover um sistema multimodal e Ferroviário inteligente que tenha abrangência plena, hoje um dos grandes exemplos é a China e a Europa que investiram pesado em seus modais ferroviários.
Já não estamos na infância do Brasil, precisamos evoluir em nosso Sistema Multimodal ou seremos o eterno país de um futuro que Nunca chega.