Nacionalismo Cristão Norte Americano III
INTRODUÇÃO
Entre as ideias sobre poder e política, acredita-se que a teologia do domínio e o nacionalismo religioso, em especial o cristão, são muito pouco mencionadas e, muito menos discutidas. Por exemplo, somente fui a elas apresentado ao assistir, em maio de 2024, um vídeo sobre teologia do domínio.
O vídeo além de trazer algumas informações sobre fatos nacionais, instiga à pesquisa para melhor entendimento, sobre o tema e sobre os fatos. Entendimento que, certamente, aumentará a probabilidade de sucesso em escolhas futuras.
Para tentar entendimento satisfatório, julgou-se eficaz a organização do material pesquisado em seis artigos: o primeiro, “Nacionalismo Cristão”; segundo, Nacionalismo Cristão Norte Americano I; o anterior Nacionalismo Cristão Norte Americano II; este Nacionalismo Cristão Norte Americano III; Nacionalismo Cristão Brasileiro I; e Nacionalismo Cristão Brasileiro II.
Esses artigos resultantes de a organização de informações pesquisadas em diversos sítios, apesar de não terem qualquer atributo acadêmico, entende-se como satisfatórios ao entendimento.
Assim, organizou-se Nacionalismo Cristão Norte Americano III em: Introdução; Conceitos Relevantes; Definição Atual – Nacionalismo Cristão, USA; Estratégia Bem Sucedida; Ações Em Destaque – Ilustrações; Projeto 2025; e Considerações Finais. E, assim, conclui-se essa primeira parte, constituída de quatro artigos, destinada ao entendimento necessário sobre o nacionalismo cristão norte- americano.
CONCEITOS RELEVANTES
Conservadorismo
É um pensamento político que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais – como a família, a comunidade local e a religião -, além dos usos, costumes, tradições e convenções. Portanto, não é um conjunto de ideias políticas definidas, pois os valores conservadores variam enormemente de acordo com os lugares e com o tempo.
Nação
Grupamentos humanos, cujos membros, fixados ou não em um território, têm sentimento de pertencimento, estão unidos, vinculados por convicção de um querer viver coletivo e compartilhando, muitas vezes, conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros.
Estado
É estrutura política e organizacional com poder soberano para governar um povo dentro de um território formada pelos seguintes elementos: poder político soberano; povo, organizado em sociedade; território; e ordenamento jurídico impositivo, leis.
Estado é que trata da gestão da vida em sociedade, por meio das funções: políticas (direitos, deveres e relações); executivas (políticas e serviços públicos); jurisdicionarias (litígios); fiscalizadoras (cumprimento da ordem jurídica e regulação estatal); e de defesa da ordem e integridade territorial. Funções organizadas e distribuídas por instituições permanentes, os chamados três poderes – legislativo, executivo e judiciário.
Estado-nação
Estrutura unificadora de a instituição política (Estado) com a unidade cultural (Nação). Forma de organização política dos governos somados às organizações sociais ao seu redor.
É o modelo mais comum e sua formação. na maioria das vezes. tem origem por iniciativa da sociedade em movimentos de independência e ou separatistas.
O Brasil é exemplo de um Estado-nação multinacional. Várias nações unidas num único Estado: povos originários, etnias diversas: asiáticas, africanas, europeias e uma etnia resultante de grande e continuo processo de miscigenação (etnia brasileira?)
Estado Laico (ou secular)
É aquele caracterizado por:
Separação administrativa da religião do Estado e das instituições governamentais - Os dogmas de fé e as concepções morais religiosas não devem determinar ou guiar nem as decisões de estado e nem o conteúdo dos atos estatais; e, por outro lado, o Estado não pode intervir sobre as decisões e conteúdos religiosos; e
Liberdade e proteção de crença - Permite, respeita, protege e trata de forma igual todas as religiões, fés e compreensões filosóficas da vida, inclusive a não religião e as posições que negam a existência de quaisquer divindades ou seres sobrenaturais, como o ateísmo.
Não são laicos os estados confessionais – Aqueles que adotam uma ou mais religiões, como o caso da Inglaterra que adota oficialmente o Cristianismo Anglicano, a Arábia Saudita, o Islamismo, a Rússia, o Cristianismo Ortodoxo, o Vaticano, o Cristianismo Católico; os estados ateus – Aqueles onde não existe liberdade de crença e até perseguição aos que ousam expressá-las como a Coréia do Norte e, ou aqueles, nos quais não existe separação entre Estado e Igreja, como as teocracias, caso do Irã.
Fé (cristã)
Confiança absoluta no cristianismo – é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou por meio de Jesus de Nazaré e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade.
Gênesis
Significa origem, nascimento, criação, princípio. Livro Gênesis é o primeiro livro tanto da Bíblia Hebraica como da Bíblia cristã. Descreve a criação da Terra e da vida nela, a queda de Adão e Eva e a introdução do pecado no mundo, a origem da casa de Israel e o estabelecimento dos convênios feitos por um misericordioso Pai Celestial a fim de salvar os seus filhos.
Nacionalismo
É uma ideia e um movimento que: defende a nação congruente com o Estado; e que promove os objetivos interesses nacionais. Ocorre que, como existe várias ideias e pensamentos sobre nação e como existe vários tipos de estados-nação, então tem-se várias formas de nacionalismo: nacionalismo étnico, nacionalismo religioso, nacionalismo cívico, nacionalismo integracionista ...
Pode-se citar como características:
Nação como única fonte legítima de poder político
Autodeterminação, governar a si mesmo sem interferências externas;
Subordinação de todos os problemas de política interna e externa ao desenvolvimento e à dominação hegemônica da nação;
Preferência pelo que é próprio da nação;
Exaltação de um povo/nação e das suas características, valores e símbolos;
Construção e manutenção duma única identidade nacional;
Preservação de tradições e costumes; e
Tendência ao isolamento econômico e cultural.
Nacionalismo Cristão
Nacionalismo cristão é o nacionalismo religioso filiado ao cristianismo. Como nos continentes americanos a forma mais comum ´o cristianismo evangélico é comum conceitua-lo como: forma de nacionalismo religioso que se concentra na promoção e na proteção da religião cristã evangélica em uma determinada nação. Isso pode incluir: a implementação de leis e de políticas baseadas no evangelismo, a promoção de programas educacionais e culturais; a defesa de práticas e costumes evangélicos ...
O nacionalismo cristão identifica a nação com a vontade e ação de Deus no mundo; confunde identidade nacional e cristã; e identifica o serviço da nação a serviço de Deus.
Teologia do Domínio
Refere-se a uma linha de interpretação da Bíblia e pensamento teológico sobre o papel da igreja na sociedade. Afirma que o cristianismo bíblico governará todas as áreas da sociedade, pessoais e corporativas.
Um dos seus aspectos mais distintos é que a interpretação bíblica resultou numa espécie de mandato para a administração cristã em assuntos civis, tanto quanto em outros assuntos humanos
Teologia do domínio expressão utilizada por proeminentes autores evangélicos para denominar um agrupamento de variados movimentos teológicos que apelavam diretamente à passagem específica no Gênese.
Movimentos voltados à criação de uma teocracia onde todos os aspectos da sociedade seriam regidos pela "Lei de Deus" e, ou de acordo com as leis no Antigo Testamento, que governavam os israelitas.
.
A Teologia do Domínio, por sua vez, pressupõe que, com o impulso para controlar
o mundo, Deus e o diabo se encontram em conflito permanente, nos planos espiritual e terreno. Sendo assim, a tarefa do cristão seria não somente a obediência e pregação dos mandamentos bíblicos, mas também a guerra incansável contra demônios que se manifestam no mundo terreno nas mais atividades humanas.
Nacionalismo Cristão
Nacionalismo cristão é o nacionalismo religioso filiado ao cristianismo. Como nos continentes americanos a forma mais comum ´o cristianismo evangélico é comum conceitua-lo como: froam de nacionalismo religioso que se concentra na promoção e na proteção da religião cristã evangélica em uma determinada nação. Isso pode incluir: a implementação de leis e de políticas baseadas no evangelismo, a promoção de programas educacionais e culturais; a defesa de práticas e costumes evangélicos ...
O nacionalismo cristão identifica a nação com a vontade e ação de Deus no mundo; confunde identidade nacional e cristã; e identifica o serviço da nação a serviço de Deus.
NACIONALISMO CRISTÃO, USA (NC – USA) - DEFINIÇÃO ATUAL
Extraída de minuta – “Rascunho”, versão 2 de autoria de James Silberman e Dusty Deevers e com a colaboração dos editores: William Wolfe, Joel Webbon, Jeff Wright, Cory Anderson. Lançada em 23 de maio de 2023 e com conclusão em meados de julho, no Conselho sobre Nacionalismo Cristão,
O Nacionalismo Cristão é um conjunto de princípios governantes enraizados no ensino das Escrituras de que Cristo governa como Senhor e Rei supremo de toda a criação, que ordenou magistrados civis com autoridade delegada para estarem sob Ele, sobre o povo, para ordenar sua jurisdição ordenada punindo o mal e promovendo o bem para Sua própria glória e o bem comum da nação (Isaías 9:6-7; João 1:1-3; 3:35; 17:2; Efésios 1:20-21; Filipenses 2:9-11; Colossenses 1:15-18; Romanos 13:1-4; 1 Pedro 2:14; Deuteronômio 6:5, Mateus 22:37-39).
NC – NACIONALISMO CRISTÃO - USA - ESTRATÉGIA BEM SUCEDIDA
Através da evangelização, do engajamento político e de uma rede bem estruturada e financiada de organizações, políticos e juízes aliados, e outros mediadores do poder político, os nacionalistas cristãos estão mobilizando parte significativa da sociedade e o poder do Estado, para implantar as suas crenças a todos os americanos.
Em 1960, foi fundado o canal The Christian Broadcasting Network (CBN) e a primeira transmissão ocorreu em 1961. Sua missão: preparar as nações do mundo para a vinda de Jesus Cristo e o estabelecimento do Reino de Deus na Terra.
Em 1971, foi fundado o Christian Heritage College (Faculdade Cristã Herança), agora conhecido como San Diego Christian College (Faculdade Cristã San Diego); e a a Liberty University.
Em 1972, o Institute for Creation Research – El Cajon – instituto de Pesquisa sobre a Criação – Interpretação da Narrativa da Criação do Gênesis – em El Cajon, Califórnia.
Em 1973, é fundada a Heritage Foundation; e o American Legislative Exchange Council – ALEC (Conselho de Intercâmbio Legislativo Americano).
em 1976, o Committee for the Survival of a Free Congress – CSFC (Comitê para a Sobrevivência de um Congresso Livre).
Em 1978, a Christian Voice a Regent University tendo como lema "Liderança Cristã para Mudar o Mundo"; e a Concerned Women for America (Mulheres Preocupadas pela América)
Em 1979, a Moral Majority, cuja organização foi subdivida em 4 setores:
Moral Majority Political Action Committee, responsável pelo apoio material a can¬didaturas políticas que refletissem os valores nacionalista cristão;
Moral Majority Legal Defense Fund, direcionada a travar ou apoiar disputas judiciais contra organizações liberais;
Moral Majority Foundation, responsável pelo apoio ao registro eleitoral de seus membros; e
Moral Majority Inc., setor encarregado pela divul¬gação das ideias do grupo e contato com lideranças políticas. ¬
.
Em 1989, Christian Coalition (Coalizão Cristã).
Em 1997, estação de televisão via satélite National Empowerment Television (NET).
NC – USA - AÇÕES EM DESTAQUE – ILUSTRAÇÕES
Heritage Foundation
Em janeiro de 1981, “Mandate for Leadership”, orientação política ao primeiro governo Reagan. Forneceu orientação de política pública e incluiu mais de 2.000 recomendações de políticas específicas sobre como o governo Reagan poderia utilizar o governo federal para promover políticas conservadoras. Indicava novo sistema de defesa de mísseis balísticos para os Estados Unidos.
Em 1983, Reagan fez do desenvolvimento deste novo sistema de defesa, conhecido como “Strategic Defense Iniciative, sua principal prioridade de defesa
Sessenta por cento das mais de 2000 recomendações foram adotadas ou tentadas pelo primeiro governo de Ronald Reagan - 1981- 1984.
1985-1989, segundo governo Reagan e “Mandate for Leadership II” e o mesmo cenário, tanto que no discurso de posse, em 1985, recitou 22 propostas específicas das políticas detalhadas fornecidas pela Heritage.
American Legislative Exchange Council – ALEC (Conselho de Intercâmbio Legislativo Americano)
No início da década de 1980, a ALEC se juntou a uma coalizão nacional para reforma de responsabilidade civil. Obteve apoio financeiro de seguradoras privadas para seus esforços em vários estados, entre outras demandas, para:
Estabelecer limites máximos para os danos que poderiam ser concedidos em ações civis; e
Restringir os tipos de danos, aos quais poderiam ser concedidos em ações civis.
Na década de 1980, a ALEC trabalhou com a indústria do tabaco para se opor ao aumento da regulamentação estadual de vendas de tabaco
A partir da década de 2000, a força-tarefa de justiça criminal da ALEC se concentrou na legislação contrária ao controle de armas, leis rígidas de identificação de eleitores e leis que limitavam o acesso de imigrantes a serviços sociais.
Depois de 2010, quando foi criado o “Patient Protection and Affordable Care Act (Lei de Proteção ao Paciente e Cuidados Acessíveis) – a ALEC produziu legislação modelo para descaracterizar a lei nacional de reforma deste seguro saúde
Outras leis modelos produzidas na ALEC voltadas para: enfraquecer os sindicatos, limitar as proteções ao consumidor, encorajar a privatização de escolas públicas, suplementar as leis de identificação de eleitores com mais limites aos direitos de voto, bloquear o desenvolvimento de fontes de energia renováveis, impedir restrições impostas pelo estado às emissões de gases de efeito estufa, proibir o financiamento público de campanhas eleitorais, impedir a divulgação forçada de doadores de "dinheiro obscuro" a candidatos políticos, privatizar prisões e aumentar a população carcerária, proibir o financiamento público de telecomunicações e serviços de internet e impedir que empresas de mídia social bloqueiem usuários que disseminem desinformação conhecida ou defendam a violência.
Committee for the Survival of a Free Congress – CSFC (Comitê para a Sobrevivência de um Congresso Livre).
Desde a sua criação, 1976, treina conservadores em técnicas básicas de ativismo e campanhas eleitorais.
Em 2001, a fundação - CSFC publicou "A Integração da Teoria e da Prática", um plano estratégico, que apelava a uma nova abordagem ao ativismo e à criação de instituições paralelas conservadoras, como contraponto às instituições existentes, que, segundo ela, eram dominadas pela Esquerda.
Presença permanente nas disputas de nomeações judiciais. Desde 1980, seu Center for Law and Democracy (CLD) e sua Coalition for Judicial Restraint criticaram os senadores republicanos por não serem agressivos o suficiente em bloquear nomeados liberais, ou em confirmar certos conservadores.
Em 1993, A CFC, para se contrapor ao viés liberal das notícias e entretenimento da grande mídia, lançou uma estação de televisão via satélite com sede em Washingtonj, DC, a National Empowerment Television - NET
Na programação da NET: programas que: discutiam questões de privacidade; davam ênfase nas nomeações judiciais; manifestavam as opiniões sobre o conservadorismo social; e, por meio de entrevistas com legisladores e outras figuras proeminentes ao vivo, promovia as ideias e homens públicos aliados.
NACIONALISMO CRISTÃO -NC – USA - PROJETO 2025
Identificação
O Projeto de Transição Presidencial de 2025, chamado de “Mandato para a Liderança: A Promessa Conservadora”, que tem como objetivo orientar o governo de um novo presidente republicano, está sendo organizado pela The Heritage Foundation, dirigida por Kevin Robert, que iniciou sua elaboração em 2022.
Dois homens de confiança e que compuseram o governo Trump, participam da direção do projeto: Paul Dans, ex-chefe de gabinete do Escritório de Gestão de Pessoal (OPM); e Spencer Chretien, ex-assistente especial do presidente e diretor associado de o Pessoal Presidencial.
O projeto foi concebido como uma lista de opções para o governo Trump, ou qualquer outra Presidência republicana. Resultou de esforço de ampla coligação de organizações conservadoras, que se uniram para garantir, que uma administração bem-sucedida comece em janeiro de 2025.
É a mais um documento da série Mandato para a Liderança da Fundação Heritage, que tem sido altamente influente para as gestões de presidentes eleitos do Partido Republicano, desde 1981 (primeiro governo Reagan). Entretanto, nenhum projeto anterior foi tão abrangente e tão amplamente discutido.
Objetivos Principais
Restaurar a família como centro da vida americana;
Desmantelar o Estado intervencionista;
Defender a soberania e as fronteiras da nação; e
Assegurar o direito divino dos indivíduos de poderem viver livremente.
Propostas Destacadas
Implantar a denominada “Teoria do Chefe Unitário”, ou seja: colocar toda a burocracia federal, incluindo agências independentes, diretamente sob controle do presidente.
Reformar o FBI e outras agências federais
Desmantelar o Departamento de Comércio e o Departamento de Educação
Eliminar a estabilidade no trabalho de milhares de servidores do governo, e permitir a substituição, com a seleção e nomeação pelo gestor.
Consolidar diversas agências americanas de imigração e ampliar seus poderes.
Aumentar taxas cobradas a imigrantes e criar via expressa para processos de imigração, mediante pagamento acrescido.
Financiar o muro na fronteira entre EUA e México e utilizar o Exército para auxiliar em operações de prisão nessa fronteira.
Eliminar proteções climáticas.
Cortar recursos para pesquisa e investimentos em energias renováveis
Substituir metas de redução de emissões, por esforços para aumentar produção de energia.
Criminalizar a pornografia e fechar empresas de tecnologia e telecomunicações que a facilitem acesso a conteúdo pornográfico.
Rejeitar a ideia de aborto como cuidado de saúde
Eliminar diversas expressões em leis e em normas federais, como: "orientação sexual", "diversidade, igualdade e inclusão", "igualdade de gênero", "aborto" e "direitos reprodutivos".
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A agenda nacionalista cristã norte americana foi bem caracterizada durante o desenvolvimento do texto sobre o nacionalismo cristão norte americano.
Para caracterizar o perfil dos norte americanos adeptos ou simpatizantes do nacionalismo cristão encontramos sondagem recente realizada pelo Public Religion Research Institute (PRRI), que indicou que são 30% dos norte-americanos: a maioria eleitor do Partido Republicano e de protestantes evangélicos brancos.
Equiparam o destino da América ao destino do reino de Deus.
Idealizam e defendem uma fusão do cristianismo com a vida cívica americana, bem como são contrários a separação da Igreja com o Estado.
Alinham ideologias nacionalistas com crença religiosa o que lhes dá senso de importância e legitimidade. Transformam pensamentos nacionalistas em crenças religiosas que, assim, os transmutam de opiniões políticas para padrões de fé.
Esses adeptos, ou simpatizantes do nacionalismo cristão nos Estados Unidos encontram base para legitimar suas opiniões políticas, na afirmação de que seus pensamentos são estabelecidos através da ordem divina.
Transformam a tradicional polaridade norte-sul, conservadores e liberais, direita e esquerda, Partido republicano e Partido Democrata na cristã polaridade entre Deus e Satanás.
Apesar de julgarmos não ser tão necessário abordar o nacionalismo cristão brasileiro pois, por ter sido muito influenciado pelo norte americano, já se tem suficiente informações para entende-lo, vamos cumprir o planejado e dar continuidade com mais dois artigos. O próximo, Nacionalismo Cristão Brasileiro I”.
FONTES
Artigos
NACIONALISMO CRISTÃO
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/8153442
NACIONALISMO CRISTÃO NORTE AMERICANO I
https://www.recantodasletras.com.br/artigos/8163854
NACIONALISMO CRISTÃO NORTE AMERICANO II
https://www.recantodasletras.com.br/artigos/8168811
Sites: dw.com; heritage.org; michelsonborges.wordpress.com; pt.wikipedia.org; umc.org; e wikipedia.org.