"NÃO ALIMENTE POLÍTICOS ABUTRES!"

Muita gente acredita que à política brasileira atual é um verdadeiro circo. Para muitos, principalmente para os mais jovens, este é um fenômeno recente na história do Brasil no que infelizmente não é verdade! Quem tem mais de 40 anos, por exemplo, irá se lembrar ainda que vagamente (no YouTube há vídeos mostrando) dos debates que havia entre os políticos nas décadas de 80 e 90. Paulo Maluf, Brizola, Mário Covas, Enéas, Collor de Melo, Lula, Orestes Quercia e, outros, já proporcionavam (talvez, não neste mesmo nível que temos visto nos últimos 7, 8 ou 10 anos) episódios marcantes de brigas e discussões bem acaloradas. Portanto, nunca foi muito do caráter da esmagadora maioria dos nossos políticos à discussão sadia por ideias. Aqui, atacar o lado pessoal parece que sempre fez parte do modus operandi da política nacional.

Só que, o principal problema destes debates atuais, aliás, circos é que eles tem um alcance sem igual e que ultrapassam os limites da razoável civilidade e da idade. O que isso quer dizer? Quer dizer que crianças e adolescentes (principalmente) tem acessos altamente facilitados destas palhaçadas. Com à internet ao alcance de praticamente todos, os mais jovens olham para estas palhaçadas e sem discernimento só acham graça. Aliás, até adultos letrados ou não gostam de presenciar e se deleitar no que, a meu ver, deveria-se algo para se repudiar. Porque estamos falando dos rumos da maior capital populacional e econômica do Brasil sendo disputada por pessoas que zombam da nossa inteligência. De gente que escarnece literalmente das dificuldades do povo. "Ah, mas os políticos não são simétricos, diriam," ou seja, não são iguais. Bem, seja o que for, fato é que políticos geralmente agem da mesma forma e objetivo (perpetuação de poder) com alguma diferença positiva aqui e outra negativa acolá, no mais, são quase todos iguais.

Sim, claro que também nem sempre será possível manter a seriedade diante destes pseudos debates/circos, pois por se tratar de palhaços obviamente em algum momento iremos achar graça. O ser humano em especial o brasileiro tem senso de humor apurado. Entretanto, fazer disso única e exclusivamente um entretenimento de palhaçadas é dar de mão beijada aquilo que políticos geralmente mais fazem e gostam: zombar da nossa cara! Por isso, embora seja difícil em tempos de internet, memes e redes sociais não ver e nem ficar sabendo do que está acontecendo, não ficar reforçando e divulgando essas patifarias já é um bom começo de evolução política.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 18/09/2024
Reeditado em 18/09/2024
Código do texto: T8154311
Classificação de conteúdo: seguro