SEM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES NÃO EVOLUÍMOS

Por mais que os trabalhadores se dediquem a produção e os empresários lutem para dinamizar e até modernizar seus investimentos e negócios, nós estaremos fazendo um esforço de Síssifo ( inútil) rumo ao desenvolvimento, evolução e capacidade de competir em igualdade de produção e distribuição e até exportação de nossa produção no Mercado internacional e teremos gargalos e fragilidade até na circulação de riquezas, produtos e bens se não formos capazes de tornar nossa infraestrutura de transportes eficiente e inteligente.

O Brasil a mais de 50 anos adotou uma estratégia e organização de transportes totalmente diversa de nossa vocação geográfica, geopolítica até por nossa realidade continental.

As dimensões territoriais de nosso país com um litoral de mais de 8 (oito) mil km e vias navegáveis internas ( rios e lagos) e um território continental, comete um grave erro logístico ao inviabilizar o transporte ferroviário e a navegação , tanto na movimentação de cargas internas como no transporte de cargas visando exportação, quando grandes nações territoriais como a nossa utilizam portos bem estruturados em integração com grandes ferrovias e um sistema multimodal inteligente capaz de dinamizar os transportes de seus produtos internamente e até mesmo para suas exportações., assim reduzem custos, geram empregos de qualidade e, tornam dinâmicas as suas economias e propiciam evolução tecnológica, China, Japão, EUA e países europeus demonstram isso com muita clareza. Tornam seus produtos viáveis para exportação e condições de competitividade excelentes.

Aqui adotamos um sistema multimodal subordinado a importação de pneus, máquinas e um excessivo consumo de combustíveis e emissões brutais, além de elevarmos os riscos a vida e saúde de nossa população e trabalhadores, com acidentes brutais, mortes de milhares de pessoas e aquelas que acabam ficando em hospitais , principalmente com a explosão de traumas e custos elevadíssimos no setor de saúde e gastos cada vez maiores com tapas buracos e consertos intermináveis de estradas e até pontes que caem ou degradam-se rapidamente, além dos custos elevadíssimos com segurança, polícia rodoviária, alto consumo de energia combustíveis e perdas cada vez maiores além de agravar a degradação ambiental e elevar a emissão de gases na atmosfera.

Aqui em Mato Grosso do Sul vivemos um gravíssimo drama no escoamento da produção agropecuária e industrial e da mineração, além das dificuldades novas com a evolução da indústria da celulose. Assim surgiu o Movimento de Revitalização da Ferrovia de Bauru SP até Corumbá MS e ramal Ponta Porã MS, Este Movimento é composto por ex ferroviários, professores, jornalistas, economistas, empresários, comerciantes, índios, aposentados e demais cidadãos da Sociedade Civil organizada e até ex integrantes do Congresso e poder público além de associações e sindicatos.

O Movimento vem utilizando-se de espaços cedidos na mídia e também utilizando as redes sociais para esclarecer e mobilizar a população sobre os objetivos e tentar sensibilizar o Governo Federal, Estados, Municípios e o poder legislativo para a necessidade da revitalização e estruturação de antigas ferrovias já existentes como a Noroeste do Brasil, SR 10 RFFSA da região Oeste brasileiro interligando Corumbá MS ao estado de São Paulo e servindo de base para o processo de expansão de nossa integração multimodal e intermodal.

Acreditamos que o atual governo e Congresso brasileiro não desejam continuar uma política caudatária e subordinativa aos EUA e outros impérios poderosos do planeta, queremos nos integrar a Globalização econômica, social, política e ambiental em condições de igualdade e com a pujança e grandeza de nossa nação continental e a altura de nossa possibilidade concreta de desenvolvimento tecnológico e de infraestrutura de transportes. Precisamos assumir que somos grandes sim e para isso necessitamos ter uma grandes ferrovias e não podemos ignorar a nossa ferrovia transcontinental pensada a mais de 100 anos.

Precisamos expandir o nosso Movimento para o Brasil todo, pois na verdade precisamos sofisticar e evoluir o sistema ferroviário e nosso sistema portuário, temos vocação para crescer com sustentabilidade e dignidade, não podemos maís continuar o discurso de Brasil do Futuro, a hora é agora.

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 17/09/2024
Reeditado em 17/09/2024
Código do texto: T8153455
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.