TRE muda locais de votação em 10 cidades do RJ por segurança; saiba como consultar
A Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro alterou os locais de votação em 10 cidades, incluindo a capital, por motivos de segurança. Cerca de 444 seções foram afetadas, impactando aproximadamente 1 milhão de eleitores.
A mudança foi decidida pela Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional do TRE, que identificou 93 áreas que necessitavam de veículos blindados e reforço policial para garantir a instalação das urnas. Dessas, 53 áreas foram classificadas como mais críticas e tiveram os locais de votação alterados pelo presidente do TRE, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.
As cidades afetadas incluem Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaguaí, Japeri, São João de Meriti, Itaboraí, Niterói, Sapucaia, e outras da região Centro-Sul fluminense. A medida foi tomada para evitar que eleitores enfrentem riscos devido à presença do crime organizado nas proximidades dos antigos locais de votação. A Justiça Eleitoral se esforçou para que os novos locais fiquem a no máximo 1,5 km dos anteriores, garantindo que o deslocamento seja mínimo.
Para evitar surpresas, é recomendável que os eleitores consultem com antecedência seus novos locais de votação. O primeiro turno acontece no dia 6 de outubro, e a consulta pode ser feita de forma simples: pelo aplicativo e-Título, pelo telefone (21) 3436-9000, ou pelo site oficial do TRE-RJ
Passo a passo para consultar seu local de votação:
1. Acesse o site do TRE-RJ.
https://www.tre-rj.jus.br
2. Clique em "Consulte se o seu lugar de votação mudou".
3. Selecione "Onde votar".
4. Preencha seus dados pessoais.
5. O novo endereço de votação será exibido.
Segundo o presidente do TRE, "todo o trabalho é para garantir que o eleitor vote com tranquilidade e liberdade, fundamentais para a democracia". Confira seu local com antecedência e vote com segurança!
Para mais detalhes, acesse ao vídeo da reportagem do G1:
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/rj1/video/por-seguranca-tre-rj-altera-53-enderecos-de-votacao-para-eleitores-12889145.ghtml