Falácias

Tantos problemas sérios sem resolver neste Brasil e os “donos” do poder desviando a atenção de suas incompetências com polêmicas em torno de aborto liberação de drogas, mudanças de gêneros, golpes e outras falácias idiotas.

Bernardo Guimarães diz bem em seu livro A Sombra da Verdade: “Na política, vemos cada lado lutar para ter razão, e não para solucionar os muitos problemas”.

Destaco aqui os dois problemas que considero mais importantes: a Saúde e Educação.

Segundo o relatório da OCDE, o Brasil é o terceiro pior entre 42 países em educação, tem o sexto pior índice dos jovens de 18 a 24 anos que nem estudam nem trabalham, os chamados nem-nem.

Na Saúde, apesar do SUS servir de exemplo para outros países, aqui são muitos os desafios para administrar um sistema robusto em um território de dimensões continentais. Por isso é importante maior investimento em gestão, recursos financeiros materiais e humanos, para fortalecer o atendimento no SUS. Investir em tecnologia e equipamentos de qualidade, por exemplo, é muito importante para o bem-estar de toda a população, independentemente de sua localidade, condição social ou características pessoais.

Não podemos deixar de citar os desvios de verbas.

Dados da Unidade Básica de Saúde (UBS) de certa localidade, foi identificada a negligência de acesso à saúde que os usuários experimentam, devido ao desvio de verbas. Portanto, propõe-se que o Ministério da Saúde e o Ministério da Economia, juntamente com a Câmara dos deputados exerçam uma fiscalização rigorosa que impliquem na redução das fraudes na saúde pública, em postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Hospitais.