Fake news à direita. Fake infos à esquerda??
Então, pela direita, parece ser comum espalhar e acreditar em "fakes news" ou notícias falsas, que são boatos: invenções ou distorções de fatos que acontecem no tempo presente e são tratadas como verdades supostamente omitidas pela mídia oficial ou proibidas pelo governo e, geralmente, inventadas para incriminar "a esquerda" ou "não-alinhados".
Pois parece que também existe uma outra modalidade de desinformação, muito parecida com as fake news, só que mais comum de ser praticada por aqueles à esquerda, e que eu decidi chamar de "fake infos" ou informações falsas: parciais, tendenciosas, que omitem ou manipulam fatos e servem para retroalimentar processos doutrinários de longo prazo, bem como de converter novos adeptos aos cultos ou seitas de "bandeira progressista".
Portanto, é basicamente a diferença relativa entre uma notícia falsa ou boato que tem como um de seus objetivos principais acusar o "outro lado" de práticas imorais, alimentando uma imagem negativa sobre ele; e uma informação falsa ou desinformação, mais no sentido de manipulação de fatos, de interpretação ideologicamente enviesada;
É a diferença entre acusar políticos de esquerda de estarem distribuindo "mamadeiras de piroca" em creches e de omitir que a maioria dos crimes cometidos contra indivíduos negros e pardos é cometida por outros indivíduos negros e pardos e ainda atribuir culpa ao "racismo estrutural" ou apenas à polícia.
Claro que ambas, direita e esquerda, praticam as duas modalidades. Só parece que, enquanto espalhar fake news tem se mostrado mais típico da direita, manipular ou distorcer com fake infos tem sido mais comum por parte da esquerda.
E claro que ambas também dizem ou defendem verdades. Aqui, estou enfatizando seus métodos preferenciais de mentira.
Um outro exemplo de fake info seria a distorção tipicamente praticada pela "mídia", induzida por ideologias "de esquerda" (como o "anti racismo"), sobre as consequências de políticas de imigração em massa em países onde têm sido adotadas, geralmente exagerando os efeitos positivos ou jogando os negativos para "debaixo do tapete".
Por fim, uma demonstração mais direta de como seria uma fake info:
Informação falsa: "negros de classe trabalhadora construíram os EUA"
Implicitamente está afirmando que apenas ou especialmente essa população que foi responsável pela construção dos EUA, por terem sido submetidos à escravidão por séculos.
Informação verdadeira: "é inquestionável que esse grupo tem contribuído para a construção desse e de outros países, mas está longe de ser o único responsável, afinal, para construir ou sustentar sociedades também é imperativo a participação de profissionais especializados: engenheiros, arquitetos, médicos, professores... E estes tendem a ser, em sua maioria, de brancos ou "não-negros" e de classe média. Sem falar dos brancos de classe trabalhadora, historicamente numerosos naquele país...