PROMESSA EM ESPERA

Tarde calmo e sereno. Os relógios indicavam 13h40, do dia 06/09/2019. quando decidi folhar as páginas do Facebook. Sem querer, vi uma imagem deplorante, aterrorizador e assustadora, legendada: "Quando pensas que já vistes tudo, o que te surpreende é uma coisa tão minúscula".

Tentei observar a imagem com mas nitidez, o olhar atento foi interrompido com lágrimas que atingia a camisola que nem as balas de um rife de 12cm.

Por um instante, a consciência lembrava-me das promessas do senhor Presidente da República de Angola, enquanto candidato do partido no puder nas eleições de 2017. Das belas palavras e lindas frases jogadas no ar, o que mas aliciou os ouvidos da população foi a promessa de 500 mil empregos aos jovens.

Promessa linda e cheia de esperança e vida, soava num pequeno rádio ao som vocal do senhor JLO.

A população continuava ouvir com grande expectativas, o que fez com que se fechasse os olhos de um ontem cálido e sofrido, abrindo assim os olhos num amanhã risonho verde de esperança.

Com tantas mentiras mal formuladas, promessas que jazem do tempo... será dessa desta vez que vão ser cumpridas?

Questionavam-se os cães vadios dos guetos que latiam enquanto passavam carros deixando cheiro da “merda”. Uma mentira à mais não faz diferença pelo que já ouvi. É mas uma história para o boi dormir! - Exclamou um bêbado viciado, que aprendeu a empurrar o soluço com uma Cuca na mão.

Passou-se o tempo, o senhor candidato tomou um novo rumo, deixando para atrás os seus colegas e vizinhos que o ajudaram a catapultar e estar no auge da sua vida política.

Tornou-se no chefe do Estado e decidiu entrar no jogo de mete e tira. Para ser franco, no princípio até jogou bem. Só mais tarde houve mudança e mexida nos jogadores, num campo oval onde os magros ganham massa muscular. Há quem diz que até começou mal. Não será verdade?

Os cabritos que esperavam ser amarrados e ali comerem, tornaram-se arruaceiros e pior para as suas crias, que passaram a deambular por aí.

Dizem que anda por aí um tal senhor IVA, cobrando os “kilápes” aos devedores e “gamadores”.

Mas com a crise que está apertar e as michas que não estão andar... Só Deus na causa!

Do jogo mete e tira, tirou um dos carros que por alguns é o mais agíl e eficiente, de marca 4x4 colocando-o na oficina. E um tal de Maria, mandaram-no no GM malhar nas barras no tribunal militar supremo. Não aguentando o peso pesado do GM, dizem que perdeu peso e fraquejou.

Ainda há promessas acesas num castiçal pendurado no tempo, arrastado pelo vento.

Lá se aproximam as eleições autárquicas. Que tipo de promessa dessa vez hão de nos fazer, comparando aos que já ouvimos? Será que andam estudar novas tácticas para lapidar as mentes entupidas e cansadas de ouvir serenatas dos senhores deputados, secretários e não só?

Foi-se a era dos cães Pitt Bulls.

Será que esse tempo nunca há de voltar? Quem não sente saudades do jeito e maneira do bem servir da senhora Zezinha, dos pitéus nos pratos dos necessitados?

Só uma questão, será que ainda há esperanças dos 500 mil empregos?

07.09.2019 - In: Má governação angolana.