A DIFERENÇA ENTRE LULA E BOLSONARO

Primeiramente, é importante ressaltar que não sou lulopetista. Sou conservador, liberal e democrático, razão pela qual defendo o Lula diante do Bolsonaro. Acredito na geração de uma fonte de riqueza que seja distribuída para o resto da população, a fim de diminuir a desigualdade social. Dito isso, quero falar sobre a diferença entre Lula e Bolsonaro diante da iminência da prisão.

 

Primeiro, vale ressaltar que a prisão de Lula foi política, na qual não havia materialidade na condenação totalmente arbitrária, escrita por um juiz parcial, que era Sergio Moro. Não satisfeito, Moro tornou-se ministro do político que só chegou à presidência devido à prisão justamente de Lula. Mesmo assim, Lula, certo de sua inocência, não aceitou a sugestão de asilo na embaixada de seu amigo à época, o ex presidente do Uruguai José Mujica, tão convicto estava em provar sua inocência. Ele teve a dignidade de enfrentar todo o processo no Brasil, sem fugir, mesmo sabendo que se tratava de perseguição política. Lula ficou preso por 552 dias sem provas, e ainda foi tratado desumanamente ao ter seu pedido de visita negado a dois parentes que faleceram, seu irmão e seu neto.

 

Muito diferente de Bolsonaro, que após ter seu passaporte apreendido e dois ex-assessores principais presos sob acusações de planejarem um golpe de Estado após sua derrota nas eleições presidenciais de 2022, buscou refúgio na embaixada da Hungria, de seu amigo extremista Viktor Orbán. Bolsonaro, que é alvo de várias investigações criminais, não pode ser preso em uma embaixada estrangeira que o acolha, pois estão legalmente fora da jurisdição das autoridades nacionais.

 

Segundo o furo jornalístico do New York Times, que teve acesso às gravações de Bolsonaro na embaixada, essa ação sugere que o ex-presidente estava tentando aproveitar sua amizade com um líder de extrema-direita, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, na tentativa de evitar o sistema de justiça brasileiro, pois enfrenta investigações criminais em seu país.

 

O que mais me chama atenção é que alguns ressentidos, espoliados e enganados por Bolsonaro, não querem ou não desejam ver os fatos. Eles questionam o que faz mal dormir fora de casa, numa embaixada que poderia fornecer asilo político logo após a suspeita de prisão ser decretada. É muita ingenuidade ou puro mal-caratismo.

 

Lembrando que Orbán está no poder desde 2010, durante o qual perseguiu todos os seus opositores políticos e a mídia, e é um reconhecido antissemita. É esse tipo de pessoa que Bolsonaro busca abrigo e proteção.

 

A diferença entre Lula e Bolsonaro no episódio da prisão demonstra a ação de alguém que não tem nada a temer porque é inocente, para alguém que sabe que é acusado de todas as implicações e é um covardão.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 26/03/2024
Reeditado em 26/03/2024
Código do texto: T8028336
Classificação de conteúdo: seguro