As Características da Extrema-direita

A emergência da extrema direita no Brasil e no mundo veio para ficar, e isso é inegável. No entanto, ao contrário da extrema direita das décadas do início do século passado, na época do nazismo e facismo, hoje em dia a extrema direita não possui mais um partido forte, intelectuais orgânicos para pensar o regime, nem uma visão de mundo para fundamentar suas ideias. Vide, aqui no Brasil, o partido de bolsonaro, o PL.

 

A principal característica é o forte reacionarismo, de quem deseja voltar ao passado e é contra a evolução e progresso da sociedade. Normalmente, assuntos secundários ganham terreno em seu propósito político para esconder a falta de conteúdo. Por exemplo:

 

- Nacionalismo e patriotismo exacerbado:

Tendência a promover a identidade nacional como superior a outras identidades e a defender políticas que priorizam os interesses nacionais sobre os interesses globais.

 

- A intolerância aos direitos dos imigrantes:

Postura hostil em relação à imigração, muitas vezes associada a políticas de fechamento de fronteiras, restrições à imigração e retórica xenofóbica.

 

- Populismo:

Exploração de sentimentos de descontentamento e ressentimento entre grupos sociais marginalizados, prometendo soluções simples para problemas complexos e frequentemente atribuindo culpa a minorias ou grupos vulneráveis.

 

- Autoritarismo:

Forte apoio a líderes autoritários e defesa de políticas e medidas que concentram poder nas mãos de poucos indivíduos ou instituições.

 

- Protecionismo econômico:

Favoritismo por políticas econômicas que visam proteger a indústria nacional, limitar o comércio internacional e restringir a globalização econômica em nome da preservação dos empregos locais e da economia nacional.

 

- Identificação de um inimigo comum:

Da mesma forma que em sua autobiografia 'Mein Kampf', Hitler afirma que, se não houvesse o judeu, seria necessário inventá-lo, a extrema-direita tenta achar um bode expiatório para opor seus partidários a eles, como perseguir quem é de esquerda, chamando de comunista.

 

- Conservadorismo social:

Resistência à mudança social e cultural, defesa de valores tradicionais e oposição a avanços em questões como direitos LGBTQ+, igualdade de gênero e diversidade cultural.

 

- Discurso vazio contra o globalismo:

Uma retórica sem conteúdo sobre o perigo daquilo que chamam de globalismo, que diz que há um grupo, uma espécie de iluminati ou maçonaria, cujo interesse é destruir os valores da família tradicional, minando o comércio nacional, gerando crises econômicas sem precedentes e desvirtuando as pessoas do caminho de Deus.

 

- Obscurantismo e anticiência:

São em sua maioria contra a vacina e defensores de teses excêntricas como o terraplanismo.

 

Como se pode notar, as características da extrema direita atual são diferentes das de antigamente, felizmente, eles não são tão organizados para buscarem seus interesses escusos. Mas mesmo assim, o movimento reacionário vem ganhando terreno no Brasil, na América do Sul e em todo mundo. Nós, os democratas, temos que estar atentos e fortes para combater esse mal.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 14/03/2024
Reeditado em 14/03/2024
Código do texto: T8019901
Classificação de conteúdo: seguro