Os comunistas são as pessoas mais inteligentes do universo?

Não sei se dizem certo, se errado; sei que há quem diz que os comunistas são inteligentíssimos, daí eles estarem a dominar meio mundo e a deixar de cabelos em pé a outra metade; sei, também, que há quem diz que os comunistas só fazem o que fazem porque os capitalistas lhes enchem as burras de ouro; e sei, digo, também, que há quem, a depender de para qual ponto seu nariz aponta e qual parte de seu corpo está voltada para a Lua, ora diz que os comunistas são os maiorais, ora que eles são uns paspalhos, ora que eles não são nem uma coisa nem outra.

Lembro-me que li, não me recordo onde, que para se fazer uma revolução têm os comunistas de usar de dinheirama a perder de vista, daí eles, em tempos não muito distantes no espaço, assaltarem diligências, bancos, carros-forte e cofres públicos. Mas não é assim ainda hoje?! Tire-lhes a grana dos capitalistas, e que os capitalistas não os sustentem, e os impeçam de se apossarem do dinheiro público, e veremos no que dá. Sem dinheiro, qual é a inteligência dos comunistas?! Está a inteligência deles diretamente proporcional à grana que têm eles à disposição?! É provável. Ou não?!

Para encerrar este farelo: conquanto eu jamais tenha me dedicado ao estudo do movimento comunista e ao do anticomunista, vejo-me a me perguntar se o que os livros de história falam dos comunistas, inclusive os escritos por anticomunistas - aqui, exclusivamente os que lhes enaltecem a coragem e a bravura e lhes aquilatam favoravelmente a inteligência -, têm pé na realidade, se não é mera propaganda, que os pintam com tintas brilhantes, e qual é a data de nascimento oficial do movimento comunista e a do anticomunista, e porque os anticomunistas sempre levam a pior, e se estes estão a, juntamente com os comunistas, conservarem em funcionamento um maquinismo revolucionário de movimento perpétuo que a ambos abrange.

São apenas questões, indagações unicamente, as minhas palavras acima.

Sempre que leio um texto e sempre que escuto alguém dizer que os comunistas são os reis da cocada preta coça-me a língua a vontade irresistível de dizer, ou escrever, a depender do caso, que é verdade o bilete.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 09/03/2024
Código do texto: T8016087
Classificação de conteúdo: seguro