EU SOU DA ESQUERDA CAVIAR?

Hoje foi o dia de celebrar o aniversário da minha mãe, e como de praxe, fomos almoçar numa bela cantina italiana, na qual tive o ensejo de degustar uma bela lasanha à bolonhesa. O que mais me chama a atenção no local é a total ausência de pessoas mais escurinhas, assim como eu, para não mencionar os negros. Minha família e eu éramos os únicos mais morenos no local; o ambiente era composto apenas por pessoas alvas, bem apresentadas e até alguns janotas. Só havia negros no seguinte local do restaurante: no quadro de funcionários.

 

Fico perplexo como esse tipo de situação é naturalizada em nossa sociedade. Os negros não têm as mesmas condições e privilégios dos brancos, nem para comer num simples restaurante. É ignorante quem argumentar que isso é por meritocracia, que eles estudam mais, são mais inteligentes e melhores no trabalho, portanto, merecem ganhar mais. Isso é mentira. Os negros não têm as mesmas oportunidades de ocupar os mesmos locais que os brancos.

 

Outro ambiente que chama a atenção pela sua eugenia é o estádio de futebol. Sempre frequentei o estádio, o antigo Palestra Itália e agora o Allianz Parque, e é notável ver como o público está cada vez mais branco, para não dizer ariano, e como ir ao estádio virou um programa para pessoas abastadas.

 

Mesmo com todos esses empecilhos que sofro por ser negro, há pessoas, uma pessoa, o Sr. Raffart, que tem a ousadia de dizer que o meu discurso é de esquerda caviar. Eu sou um símbolo de resistência, que mesmo contra as adversidades, luta para ter uma condição de vida melhor. Por isso, tenho um pingo de consciência de classe e sei que políticos defendem meus interesses, ao contrário daqueles que prefeririam que eu estivesse em uma situação pior do que estou. Então, como poderia defender um mandrião como Bolsonaro contra um progressista como Lula, que tem a postura de um liberal social, ou social democracia, um modelo econômico que acredito, com crescimento do capital, mas políticas para combater a desigualdade social e dar mais oportunidades para os negros e minorias? Quem é tão egoísta e pensa apenas em si próprio para defender o contrário?

 

Ah, na foto, sou o menos cheinho, embora eu também esteja muito acima do peso.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 02/03/2024
Reeditado em 02/03/2024
Código do texto: T8011329
Classificação de conteúdo: seguro