BOLSONARISMO OU LULISMO? ÓDIO AO EQUILÍBRIO!

Talvez, nunca antes na história desse país houve tanto ódio ao equilíbrio (principalmente quando o assunto é política) como estamos tendo nos últimos cinco ou dez anos.

Interessante notar que esse ódio vem principalmente dos dois principais e atuais pólos divergentes politicamente (os dois lados dirão que não são simétricos) ou seja, Bolsonaristas X Lulistas.

Da barraca de pastel "do Zezinho ou da tia Maria" passando pelos intelectuais popstar e midiáticos do momento (Cortella, Karnal e Pondé) chegando até os religiosos Malafaia, Edir Macedo, Padre Júlio Lancelotti,

etc, quando o assunto é política a briga é quase que literalmente certa.

Aquele bom debate respeitoso onde vencer ideias e não pessoas era o que importava, em muitos ambientes não existe mais. Porque para muita gente políticos se tornaram ídolos e não meros prestadores de serviço da sociedade que quando erram merecem ser cobrados e, quando acertam, não fizeram mais que obrigação!

Isso não quer dizer que antigamente as pessoas eram mais cultas e civilizadas. Na verdade o que não havia muito era idolatria por políticos. Aliás, vai aqui a quebra de um mito que é o de acreditar que extremistas e beligerantes é coisa apenas de gente ignorante, isto é, sem estudo e conhecimentos. Não!

O extremismo e a beligerância dos últimos anos tem sido fruto justamente de quem mais em tese estudou (jornalistas, filósofos, sociólogos, professores, demais educadores, etc) quer dizer, de pessoas mais inteligentes que o restante da população carente.

Porque atacar o outro virou a grande vocação dos que se julgam do lado do bem da nação. "Fascistas, comunistas, reacionários, nazistas, sexistas, defensores de bandidos, antisemitas, etc, são as verborragia que vem de ambas as partes mesmo que tais ataques na passam na esmagadora maioria das vezes de mentira e anacronismo.

Equilíbrio? Se tornou palavra totalmente inapropriada. Coerência? O que seria isso? Respeito aos diferentes? É time de futebol? Finalizando: O que há hoje no Brasil é um novo tipo de moralismo totalitário onde os que não pensam iguais aos seus guetos devem ser totalmente exterminados.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 28/02/2024
Código do texto: T8009319
Classificação de conteúdo: seguro