A Fala Exemplar de Alexandre de Moraes

Em resposta às manifestações antidemocráticas deste último domingo, Moraes declarou que a democracia não pode baixar a guarda, fazendo uma alusão jocosa à luta de Bambam vs. Popó. Ressaltou que o ataque à democracia hoje em dia é feito de forma mais sofisticada, assim como discutido no livro "Como as Democracias Morrem". O ataque institucional atualmente é feito de dentro para fora, visando corroer nossa democracia gradativamente e descredibilizando nossas instituições democráticas.

São ignorantes aqueles que dizem que um golpe de estado se faz com o uso da força ou tanques. Hoje em dia, utiliza-se um aparato como o espalhamento de fake news visando a inversão das verdades, algo semelhante ao que alertam os livros de universos distópicos como "1984", "Fahrenheit 451" e "Admirável Mundo Novo", nos quais, por exemplo, o Ministério do Amor é responsável por disseminar o ódio, o da Paz de praticar a guerra, e o da Liberdade fiscaliza o direito individual das pessoas.

 

Da mesma forma, os direitistas radicais mundo afora dizem que estão brigando pela liberdade, pela democracia, mas a intenção velada deles é submeter todos aos regimes ditatoriais deles. A liberdade pela qual eles lutam só se aplica a eles próprios. Tudo isso é destacado na última fala de Moraes. Se temos que agradecer a alguém por estarmos vivendo em uma democracia, devemos agradecer a ele. Os ultradireitistas, mais uma vez tentando inverter a verdade, dizem que ele é um ditador de toga, quando, pelo contrário, ele é o responsável maior por protegê-las denunciando todos os excessos do governo passado, que reconhecidamente criaram uma minuta de golpe e depois uma reunião planejando executá-lo. Graças a Deus que nossas instituições nunca estiveram tão fortes, nos protegendo de ter o mesmo destino de El Salvador ou Venezuela.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 28/02/2024
Reeditado em 28/02/2024
Código do texto: T8009126
Classificação de conteúdo: seguro