ORAI E VIGIAI
Muitos dos nossos arrependimentos surgem de ações impulsivas, especialmente ao votarmos influenciados por falsos propagandistas. Ao refletir sobre essas escolhas, percebemos que cometemos erros que nos afetarão pelos próximos quatro anos.
A solução reside em controlar nossos impulsos no futuro, compreendendo a eficácia da máxima "Orai e Vigiai". Acrescento: orai e vigiai seus votos nas próximas eleições.
Os políticos decidem quanta mentira o povo suporta, enquanto a população leva tempo para perceber quando é hora de reconsiderar seu voto.
"Toda alegria no mundo provém do desejo de felicidade para os outros; todo sofrimento, do desejo de felicidade para si mesmo."
Enfrentamos uma crise ética política profunda, onde a corrupção, antes uma miséria humana, tornou-se uma indústria. Agora, os criminosos confiam na impunidade, agindo abertamente, transformando ódios comuns em bases de alianças.
A troca só é justa com reciprocidade de valores. O povo, organizado, deve trocar votos por representantes melhores, não cedendo à memória curta. É preciso varrer políticos nascidos póstumos de municípios, estados e Brasília.
Cada um, à sua maneira, deve contribuir para essa varredura eficaz. Eu continuo escrevendo para dar voz às emoções e expressar a indignação que não cabe no peito. Escrevo para os homens de bem, para os oprimidos, para os políticos que acreditam no serviço genuíno à sociedade. Escrevo aos pais desiludidos, dizendo: acreditem na força do povo. Escrevo aos jovens esperançosos: sigam os passos de Mahatma Gandhi, pois a alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento, não apenas na vitória.
Escrevo também para aqueles que trilharam caminhos errados no passado: voltem atrás, não se comprometam com o erro. Somente os loucos, os idiotas ou os sem opinião não mudam.
Juntos, vamos romper com o passado e moldar um futuro digno. Basta! Vamos mudar, unindo nossas vozes e ações para construir um país melhor. Chegou o momento da transformação.
Manoel Lobo.