FAKE NEWS

A expressão "notícias falsas" do inglês "fake news" tem feito muito barulho, causado mortes, atormentado as mentes sadias e comprovado, para muitos, que mentir vale a pena; espalhar falsidades tornou-se uma "ótima" ação. A imprensa marrom segue em alta.

===

Comportamento considerado TOP, para muitos porque os que praticam o crime de disseminar notícias inverídicas no Brasil, têm levado vantagens, em detrimento do que rege a Constituição Nacional e dos honestos; consequentemente.

===

Difundir notícias ilegítimas, falsificadas, enganosas, promover boatos através de qualquer veículos de comunicação, em forma de textos, fotos, vídeos, montagens é uma atitude criminosa, pois visa enganar, levar vantagens, ludibriar as pessoas, a fim de fingir que é verdade, e em contrapartida tirar proveitos, seja na política ou em qualquer outro ramo.

===

Os que encabeçam grupos (quadrilhas) com o intuito de semear falsidades, principalmente em épocas de campanhas eleitorais são seres instruídos, lideranças utópicas, jornalistas frustrados, criadores de perfis fakes com objetivos obscuros, pessoas com DNA criminoso etc. São especialistas em bandidagens, principalmente virtuais.

===

Contratam mais pessoas, criam sites falsos para as publicações que os manipuláveis, certamente lerão, e vão acreditar nas palavras e nas fotos. Além

===

de curtir, compartilhar, exaltar, colorir, endeusar etc.

===

Normalmente são pessoas mais humildes, carentes de intelectualidade; mas há também os que têm estudos e praticam as malvadezas por dinheiro, por futuros cargos e futuros valores nas contas bancárias dos respectivos criminosos. Seres desprovidos de sensibilidade humana; passam por cima como um rolo compressor, são egocêntricos, violentos e ufanistas.

===

Os carentes de educação na escola, política e vida, são mais facilmente envolvidos, manipulados, pelas simplicidade e instabilidade. Creem em quase tudo, se envolvem facilmente. Ao visualizar mensagens bonitas, não conferem a fonte

das então, informações. Vão muito no embalo da maioria, do que os outros dizem, sem se dar ao trabalho de conversar, talvez, com algum honesto perto delas.

===

Na política, há uma série de fatores que os governantes vêm desenvolvendo nos estados, prefeituras, órgãos federais, senadores, deputados federais e municipais com o objetivos pecaminosos, indecorosos a fim de, aos poucos, construir grande parcela de analfabetos politicamente. Começam introduzindo regras na educação cujo resultado a médio e longo

prazos resultam no que estamos presenciando, que é essa turma do acreditar em tudo que veem, desde pessoas sem escrúpulos; porém, convincentes na hora de desejar algo.

===

A que desde sempre foi considerada imprensa tem as colaborações para que o mal seja preservado, desde que levem vantagens financeiras. As chantagens devem ser inúmeras, mas a primeira: se falar mal do gestor, terá a assinatura cancelada. Com isto, deixaria de receber valores elevados. Se nada falar ou forjar algo positivo, mesmo que infame, os montantes voltariam, em nome da publicidade, marketing, bons serviços etc. E isto se aplica a qualquer nível de imprensa, inclusive a marrom, que já é especialista em sujeiras; portanto, não deve ser difícil explorar os simples e trapacear sobre os sonhos.

===

Outra chantagem ou negócio é a aparição dos materiais nas mesas assentadas nas salas de reuniões, nas bancas de jornais mais próximas das grandes instituições, nos recintos dos admiradores que propagam inverdades. Recintos que podem ser casas desocupadas e salas comerciais até, então, vazias. Usam como laboratórios, locais de tramas e reuniões, distribuições em geral. Os que bancam as acomodações são alguns dos chamados líderes e empresários.

===

As tevês fazem parte da onda chantagista em que falar mal de algum órgão superior, podem deixar de trabalhar para eles, e consequentemente, não receber mais as cotas milionárias, em nome do excelente trabalho. Se disser (publicar, falar) algo contra, já sabe o castigo que terão.

===

Não é à toa que a televisão que já foi acreditada, deixou, para muitos, de ser, em nome desse comportamento bipolar em termos de notícias falsas e comportamentos mesquinhos, racistas, homofóbicos, tiranos e preconceituosos.

===

A ética não é preservada, a intolerância prospera, o capital não serve para tudo, visto que vivem reclamando da falta dele. Algumas demitem funcionários, outra comporta-se como se estivesse passando o chapéu em meio a alguma plateia, outra ameaça fechar-se e outra faz de conta que dívida é crédito a si própria.

===

Os analfabetos políticos não se importam com a qualidade das notícias, quando o objetivo maior é vencer, e comemorar, mesmo que para isso, a "vitória" a curto prazo, represente o seu fracasso e consagre a sua miserável existência.

===

As mentiras ganham proporções incontáveis, à medida que o líder divulga e os "cachorrinhos adestrados" redistribuem as farsas.

===

Os criminosos, pelo que você percebe, armam verdadeiras equipes recheadas não só de "líderes", acrescentam milhares de cartões publicitários, documentos falsificados, computadores que sejam facilmente descartados após distribuições, profissionais em marketing etc. Gastam muito dinheiro, existem apoios escusos de empresas etc. Uma verdadeira milícia composta de rádios, tevês, redações de jornais, mídias sociais, políticos, revistas etc. Utilizam materiais impressos e, principalmente, via internet, os cambalachos virtuais.

===

Os fora da lei ao manipular fotos colocam metralhadoras a poder dos alvos, distorcem fatos, compõem paródias, promovem sátiras, misturam falsidades com algo verdadeiro. Além de fabricar as atrocidades, espalham pelos bate-papos virtuais vários fãs para, além, de endeusar as mentiras, rebater qualquer opinião contrária aos seus ídolos.

===

As redes sociais, se quisessem, ou fossem obrigadas a dar satisfações, brecariam esse disparate, ou ao menos diminuiria bastante, e indicariam os autores, que freados, deixariam de espalhar as barbáries. Mas esse pessoal disfarçado de justiceiros, levam vantagens quando, por razões obscuras, pouco ou nada fazem.

===

Por que a justiça não prende os desafiadores da lei? Por que não retiram do ar empresas que ajudam a mentir? Claro, as respostas devem ser as dificuldades para desativar contas falsas. Onde fica a moral; ou isso está em extinção?

===

Há muita gente interessada em explorar e levar diversas vantagens; e quando encontra coro nas gestões de onde os habitantes do país esperavam trabalho, resistência, honestidade, transparência, patriotismo verdadeiro, de fato, o que

aparecem são as constatações de que os frutos resultantes das notícias falsas, estão contaminados, estragados, por isso, são inutilizáveis.

===

Tenha certeza que acabar com deslealdades, robôs, não é a intenção de muitos que estão no poder, principalmente a chamada oposição e a denominada grande imprensa e mídia robustas. As mentiras beneficiam banqueiros, os donos dos capitais e todos que conspiram contra os mais necessitados, as vítimas de preconceitos, os órfãos, os doentes, os pobres etc.

===

Os indivíduos (perdão aos que são, de fato, indivíduos), muitos, deles recebem para praticar ações sujas, descabidas. Em que pese do outro lado da sociedade, a outra parte que sofre as consequências das irresponsabilidades.

===

Tudo poderia ser diferente e o resultado, bem melhor, se os que deveriam fazer cumprir as leis, agissem favoravelmente a elas e às regras vigentes no país, e que condenam atitudes torpes como essa picardia nacional.

===

Os justos podem até argumentar que estão trabalhando em prol da realidade, mas, como permitiram que os últimos acontecimentos políticos redundassem em algumas vitórias, mesmo passando por cima da Constituição?

===

Onde estão as leis que não condenam, praticamente, a entrega de grande parte das riquezas brasileiras?

===

Como continuar dizendo que o Brasil está em desenvolvimento, se a intenção dos que deveriam prosseguir, fazem questão de destruir?

===

Todos os acontecimentos estão ao redor das mentiras que não cessam; prosseguem em alta velocidade, e até o momento, nada na prática para justificar o combate, que muitos querem que acreditemos?

===

Está em andamento no Congresso Nacional o PL (Projeto de Lei) 2630/2020 sobre as fake news. Precisa de aprovação final, mas, se cometer barbaridades através de mentiras, espalhá-las, por exemplo, poder ser enquadrado, como crime e, claro, punido.

===

As narrativas sobre o Brasil das notícias falsas abrangem todos os setores dos departamentos, cujos gestores se encontram concentrados, sejam nas capitais, nos estados, no distrito federal?

===

Não são poucas as pessoas que ainda estão acuadas, outras morreram. A promessa de fazer mais vítimas continha; principalmente, quem pensa diferente deles. Não param de semear ódio.

===

Brasília está atenta e as esperanças por dias melhores prosperam, desde as mudanças de comandos na Justiça e nos diversos ministérios.

===

Muitos políticos já entregaram nomes, divulgaram fatos, concederam entrevistas expondo ações em alguns governos. Tentam ajudar nas investigações. Está difícil, porque sempre os que estão envolvidos diretamente nas falsidades espalhadas, seguem desafiando, inclusive em quem está acima deles. E nada de punição.

===

Espalham notícias falsas e não se contentam em praticar este ato, querem desdobramentos, desordens, farras, gastos em dinheiro, espionagens, amizades com americanos, compromissos com os irresponsáveis etc.

===

Em qualquer mídia encontramos provas do relato acima, basta querer fazer o trabalho como deveriam, sem desconfiança da sociedade sã.

===

Através da maneira de politizar, conduzir ações políticas, os cruéis passaram a se sentir no direito de tumultuar, provocar cidadãos, do bem, infiltrar em estabelecimentos e praticar agressões verbais e físicas. Continuaram tirando vidas, porque veem exemplos de cima, se sentem protegidos, e alguns se consideram imortais.

===

Por outro lado, onde está a formação do ser humano que permite ser manipulado, que passa a acreditar em "contos de fadas", na política, a ponto de "assinar cheque em branco", em prol de quem vai espezinhar a sua vida, vai tirar quase todos os seus direitos como cidadãos e enriquecer cada vez mais a porcentagem dos considerados ultrarricos?

===

As informações falsas têm poderes, a partir do momento em que os indivíduos desejam acreditar no que é errado e bonito. Muitos têm medo da realidade, mas precisam acordar, porque não vai demorar para se encontrar com ela.

===

Espalhar notícias falsas só deve fazer bem a quem sempre viveu em "outro" mundo: o da mentira, o da safadeza, o da traição até mesmo dos amigos, do desrespeito, do desamor etc. Porque se tivesse algum valor considerado bom, vindo do berço, por exemplo, preferiria o caminho da razão, da sabedoria, do sucesso etc.

===

Como uma pessoa vai dizer que é bem-sucedida, se suas ações lhes condenam? Se o seu íntimo está comprometido? Se os seus sonhos transformaram-se em pesadelos? Somente os fora lei sentirão esse dissabor de não poder dizer que estão bem, muito menos afirmar que venceram, que alcançaram a glória.

===

Portanto, antes de compartilhar qualquer notícia, desconfie e cheque sempre, a fonte, a autoria, leia e releia, procure se informar com especialistas, veja a data da emissão, saiba se a tal informação está em algum site confiável, leia bem o título e o conteúdo. Será que é alguma piada? Tente descobrir; fique sempre atento! Há muitos que praticam maldades, independente de quem esteja do outro lado. São

pessoas frias, desprovidas de qualquer bom sentimento.

=====

Nilceu Francisco é Professor, Educador, Escritor, Jornalista, Poeta, Articulista, Ambientalista, Videorrepórter, Videojornalista etc.

Nilceu Francisco
Enviado por Nilceu Francisco em 07/01/2024
Código do texto: T7971438
Classificação de conteúdo: seguro