BANDEIRA DO BRASIL

A Bandeira é um meio mnemônica de guardarmos a representação de algo que significa, como por exemplo, letras do alfabeto, símbolo de um lugar, uma família, uma religião ou exercito.

Na medida que o exemplo ultrapassa sua essência, ela vivifica uma realidade cognitiva. Política, religiosa, territorial, etc.

Assim, quando vemos por exemplo, uma bandeira de um time de futebol, nossa visão vai muito além, nos lembrando do seu estádio, os jogadores, as taças e medalhas desportivas, e tudo o mais.

Não é diferente com o estandarte de um credo religiosos, pois o dístico, brasão que traz na flamula, nos remete a história e seus lideres que sustentam a crença.

Exclusivamente na Bandeira do Brasil, com suas cores dúbias interpretação nos remete às conquistas políticas, quer sejam elas, da Monarquia, Parlamentar, Republicana, Ditaduras, Golpes, lutas, revoluções, guerras.

O pano, papel, plástico não são apenas material de confecção. Elas são muito mais que isso. Trazem no seu símbolo a representação fiel de uma conquista.

Ontem Monarquia, hoje democracia, a manhã esperança de Paz, Ordem e Progresso.

Nossos três poderes e independentes nos valorizam o exercício da cidadania e a prática patriótica.

Suas cores surgiram com a vinda das famílias das Casas de Bragança o Verde e Amarelo da Áustria. Posteriormente, rompendo com a tradição, surgiu a ideia de as cores representarem o Verde das Florestas e o Amarelo da riqueza do solo.

E porque não representarem, também os três Poderes. Por exemplo o Verde representar o Congresso, Amarelo o Executivo e o Azul o Judiciário!

Atualmente nossa Bandeira foi desvirtuada para exemplos mundano, como partido político, camisetas, toalhas, chapéus, e adereços menos patrióticos.

Precisamos resgatar o civismo, hasteando em nossos lares, a Bandeira do Brasil.

Nossa Bandeira não é objeto de decoração. Instituída por Lei e regulamentada por Decreto, disciplina o hasteamento, com pompas e circunstancia. Assim sendo, a Bandeira do Brasil deve ser hasteada à direita da mesa de trabalhos, observando vis-à-vis, ela fica a esquerda da exposição. Quando acompanhada de outra bandeira, a do Brasil fica mais a esquerda. Quando forem elas em numero ímpar, a Bandeira do Brasil estará sempre ao meio. Quando forem em números pares, a nossa Bandeira ficará a esquerda mais próximo do centro.

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 19/11/2023
Reeditado em 16/12/2023
Código do texto: T7935253
Classificação de conteúdo: seguro