O caso Wallace Souza

...

Assisti a um documentário sobre o deputado Wallace Souza , Amazonas, chamado "Bandidos na TV", o qual apresentava um programa policial de audiência incrível no início dos anos 2000, o Canal LIvre.

Apoiado pela fama do programa onde expunha as mazelas da cidade de Manaus entregue à violência das gangues de criminosos, lá conhecidas como Galeras, o apresentador foi eleito deputado estadual em 2002 e nas eleições posteriores, todas como o mais votado do estado. E seu nome crescia politicamente, já havendo conversas sobre ocupação do cargo de governador do estado.

Porém, em 2008, após uma denúncia anônima, a Policia Civil prendeu um traficante da região que, por conta da consciência pesada, talvez, resolveu delatar o então deputado Wallace Souza e nessa delação ele foi acusado de tudo: homicídio, tráfico, extorsão, chantagem etc... Disseram até que Wallace mandava matar alguns apenas para cobrir as mortes com sua equipe da televisão em primeiro lugar. Acusaram inclusive o filho dele, então com 17 anos de idade de ser também assassino e traficante.

Não é possível fazer juízo de valor sem acesso aos indícios ou provas dos autos, até porque o documentário foi bem produzido, para surpresa minha, mostrando os dois lados, porém, fica claro que houve um tratamento pré-condenatório por parte das autoridades e da imprensa, tendo sido o deputado cassado pela Assembléia Legislativa por quebra de decoro e preso preventivamente antes do julgamento, mesmo sendo pessoa pública, com endereço fixo e trabalho regular. Todavia, por complicações de saúde, é a explicação oficial, ele veio a óbito na prisão em 2010.

Como disse, não há juízo de valor sobre a culpabilidade ou inocência de Wallace Souza, mas fica óbvio que o sistema reage com extrema violência a quem ouse expor certas condutas do poder estabelecido.

E isso é o mais preocupante de tudo.

Olisomar Pires
Enviado por Olisomar Pires em 18/11/2023
Código do texto: T7934874
Classificação de conteúdo: seguro