Presidente Dutra - Ma : Um novo tempo sob a égide do " Alma Grande "
Presidente Dutra - Ma : Um novo tempo sob a égide do “Alma Grande”.
Por: Orfileno Gomes
Não posso deixar de exaltar o Novo Amanhecer em nossa querida cidade - Presidente Dutra, e é impossível fazê-lo sem reverenciar a figura marcante do economista e intelectual José Ribamar Teles, conhecido afetuosamente como "Alma Grande". Ele desempenhou um papel vital na concepção e planejamento da gestão que iniciava em 1983, ocupando importantes cargos como secretário de administração, finanças e planejamento.
O professor Teles era uma personalidade com representatividade tecnocrata, um eclético líder no novo governo. Rememorizar, trazer à tona eventos marcantes na cidade onde se podia ver e ouvir com encantamento o professor Teles representando o prefeito nas celebrações cívicas com discursos inspiradores na praça matriz, sob as bençãos de São Sebastião.
Permitam-me destacar um trecho de seus eloquentes discursos, onde enfatizava com fervor que o jovem político Remy Soares trouxera a esperança simbolizada pelo amor, paz, progresso e desenvolvimento para nossa cidade.
As contendas políticas tingidas de violência ficaram no passado, sepultadas por um reforço na segurança regional, resultado dos clamores da sociedade, como sublinhava o professor. A lei e a ordem prevaleceram, inaugurando um novo capítulo político para Presidente Dutra.
A gestão inovadora do jovem político Remy Alves Soares conquistou a simpatia de todos na cidade, abrindo caminho para sua trajetória política em direção ao parlamento estadual, culminando em dois futuros mandatos: um como deputado estadual e outro como suplente. Remy abraçou esse novo projeto político e fez ascender em sua gestão a presença marcante do seu genitor, Salomão Soares, gerando tensões e divisões entre aliados de peso que seriam, no futuro, seus bravos opositores.
A saída desse tripé de força política levou Salomão Soares a lançar um projeto pessoal com o aval do prefeito Remy, descartando o potencial político e influente do vereador José Nunes Martins, o Zezão. No entanto, esse novo mandato marcou o fim temporário do domínio "Soares", pois não representava os verdadeiros anseios da população e de seus aliados de primeira ordem.