A DESCRENÇA DO ELEITOR NOS POLÍTICOS É O PIOR PARA A DEMOCRACIA
Durante mais de meio século acompanho e observo a política no Brasil e no Planeta em que vivo. O meu primeiro despertar para isso foi na infância, muito pequenino descia a rua Dom Aquino em Corumbá em frente ao cemitério Santa Cruz próximo a rua Firmo de Matos, achei uma pequena vassourinha 🧹 de ouro, na verdade só dourada, Achei legal e apanhei soltando a mão do meu pai, ele olhou e me disse: joga fora isso aí é a vassourinha do Jânio Quadros! - Mais tarde descobri que meu pai era um getulista, tinha até um quadro 🖼️ do Getúlio Vargas em casa e ele já havia trabalhado e assessorado Getúlio Vargas em Cuiabá e só depois foi pra Corumbá onde eu nasci em 1956.
Pedi ao pai, deixa eu ficar com essa vassourinha!? Ele disse: guarda então no bolso.
Viajei no tempo, transição dos anos 50 para os 60, quando na minha idéia estas coisas tinham, ainda uma ótica infantil e de imaginação...Mais tarde me envolvi em muitas lutas sindicais, Populares e até cheguei a ocupar por pouco tempo um mandato de Deputado Federal, coisa impensável na minha juventude.
As minhas candidaturas a vereador, deputado estadual, federal e vereador só ocorrerem quando eu já era bem adulto, maís de 28 anos e sempre foram em função de buscar espaço e força para defender moradia Popular, segurança no trabalho, ferrovia e também Defesa da Educação como base vital para a vida e desenvolvimento do Brasil.
Hoje passados muitos anos continuo participando da vida política do país, mesmo sem mandato público. Acho a política importante, mas tenho ojeriza ao carreirismo e pessoas que buscam a política só para se auto-beneficiar e buscar interesses privados seus ou de seus mandantes e caciques. Acredito que mandato de deputados deveriam ser apenas três no máximo, pois para muitos àquilo virou profissão e busca de conforto pessoal, nada mais.
Acredito que Hoje os pensadores e políticos, dentro de suas agremiações precisam rediscutir o papel da política e de mandatos públicos.
Durante essa nova luta em que estou pela PL 4434/08 dos idosos e aposentados percebi o descaso de muitos políticos ELEITOS para as causas do povo, isso é perigoso para a democracia, pois esse descaso com as coisas do povo está afastando milhões de homens e mulheres das urnas, sobretudo jovens e idosos , muitos acabam perdendo o interesse e vendo a política como algo sujo e inútil, e isso é mal.
Todos minimamente instruídos sabem que do vazio na política e regime democrático, nasce a força da Tirania, do fascismo e até de tiranos enrustidos, hoje numerosos no Brasil, alguns já exercitando discursos raivosos até com mandato nos parlamentos do país.
Acordemos, pra realidade.