EM CORUMBÁ FOI PRECISO DEMOLIR ATÉ O CLUBE NOROESTE
A Partir dos anos 80 houve um levante sindical dos trabalhadores 🚆 ferroviarios na Tentativa de impedir a destruição do TREM do Pantanal e o destrutivo sucateamento da empresa, demissões em massa, punições e por fim a trágica Privatização, um dos apelos do New liberalismo e os Governos Collor e FHC e deputados oriundos da sustentação da ditadura de 64 e novos políticos da extrema direita viram nas PRIVATIZAÇÕES o milagre Capitalista deta "nova" fase do velho e carcomido imperialismo já senil. Privatizar era acordar a múmia do sistema de exploração e exclusão. ,( Óbvio que a Luta dos Ferroviários foi nacional, mas existiram aspectos, fatos históricos bem específicos de cada região, Afinal a RFFSA era a maior holding ferroviária da América latina . Os setores mais avançados da luta ferroviaria formavam o CNMF - Comando Nacional Metrô Ferroviario)
Vindo da luta dos operários do estaleiro e também da ferro ligas e trabalho na organização de sindicatos e Associações da URT da Secretaria de Trabalho, tentei ajudar a Luta dos novos companheiros de luta, agora os ferroviarios.
Óbvio que eu sabia, pela vivencia em outras batalhas, que os chamados burgueses políticos tupiniquins tinham mais de 95% de vantagens, seria difícil construír uma Resistência operária capaz de frear a privatização e as Demissões em massa que viriam. Obs: ( É bom observar que de 1964 a 1985 houve uma perseguição a Dirigentes sindicais, lideranças políticas dos trabalhadores, prisões, Exílio e até torturas e assassinatos covardes. A Partir do período de 1985 em diante houve uma tentativa de reinício com a CUT e outros movimentos mais avançados numa visão histórica, Pois durante o regime da Ditadura só sobreviveu e atuou Alguns pelegos que dobravam a coluna para os políticos de extrema direita, ainda havia Muito medo e atraso )
Os trabalhadores da Via Permanente, mecânicos e eletricistas na região do Pantanal eram nossa maior base de luta, a pressão nos maquinistas e as ameaças de transferência de Agente de Estação e Manobradores e a intensa cooptação de movimentos do peleguismo atuavam contra nossas lutas e eram cooptados pela Chefia do Rio de Janeiro e Bauru, através de chefes , chefetes e até puxa sacos gratuitos que nos davam sorriso e até tapinhas nas costas, mas sempre eram contra nossas mobilizações.
Pelo histórico isolamento e, até porquê Corumbá e Ladario foram área de Segurança Nacional durante a Ditadura, era muito difícil como Ativista ou dirigente sindical atuar num processo de luta tão complexo e Severo, mas cumpri o meu dever de cidadão e representante, enquanto foi possível.
Óbvio que a destruição total da RFFSA e o próprio Estado de destruição da Ferrovia, trens e estações já conta a história da Vitória dos PRIVATISTAS na época.
Mas ... Corumbá foi uma das últimas rendições e fim das greves ferroviarias desta época no Brasil, ficaram muitas perdas de emprego, saúde, direitos e até vidas de companheiros que tiveram AGRAVADOS problemas de saúde e até desenvolveram depressão, problemas cardíacos..... Pois grande parte dos ferroviários eram já veteranos trabalhadores da RFFSA na época.
Em Corumbá hoje dá pra perceber a gravidade e crueldade dessa luta injusta e muito desigual, até para apagar a memorea desta luta Histórica na cidade, após a destruição da Estação 🚉 Ferroviária da cidade, um político teve a ideia de mandar demolir o histórico E.C.N. sede do Esporte Clube Noroeste , alí os antigos trabalhadores ferroviarios e aposentados realizavam reuniões, festas para lazer e até aniversário de colegas e de filhos de ferroviários, promoções de solidariedade etc...Um local , que se não houvesse a política de ódio e destruição da memorea popular na CAPITAL do Pantanal jamais seria demolido e poderia servir para reunir os veteranos e sobreviventes da histórica N.O.B e RFFSA...No futuro até um museu sobre esta luta e sobre a antiga ferrovia.
Houve um o sonho de uma Grande ferrovia na América do Sul que ligaria o Atlântico ao Pacifico.... Seria a Transcontinental da América do Sul. Este sonho não acabou, ele foi destruído por politicos e governantes do Brasil.