A invasão russa é injustificável

 

 

"É difícil falar em paz com quem começou uma guerra."

(Papa Francisco)

 

Tenho observado os estranhos argumentos utilizados para justificar a posição russa nessa guerra. São basicamente posições da esquerda, e revelam a tendência corporativa existente entre esquerdistas. Se Putin não fosse um ditador comunista as esquerdas estariam armando um escândalo contra ele; mas como ele também é da esquerda preferem fazer vista grossa às cidades destruídas, às crianças mortas ou mutiladas, e lançadas na orfandade, às populações duramente atingidas e desalojadas.

Os argumentos favoráveis ao "Grande Orc" creio que são basicamente três:

1) É assim mesmo a lei da vida, os mais fortes têm mesmo que esmagar os mais fracos. Por incrível que pareça até esse argumento eu já vi, como se nós fossemos apenas animais selvagens. Aliás quem usa esse argumento não deve ter lido a história bíblica de Davi e Golias.

2) A Ucrânia tornou-se ninho de nazistas. Putin já fez esse tipo de acusação mas ela foi bem respondida pelo Dr. Ives Gandra Martins com estas palavras: "O único nazista é ele".

3) Finalmente a história da OTAN. Há quem diga que a OTAN, ao incluir países que não chegam ao Atlântico Norte, estava sufocando a Rússia, avançando sobre a Rússia. E que a Ucrânia não tem litoral no Atlântico Norte.

Mas isso não faz o menor sentido.

1) Primeiramente, a Rússia é de longe o país de maior área geográfica do mundo. São mais de 17 milhões de quilômetros quadrados estendendo-se sobre Europa e Ásia, enquanto o segundo lugar, o Canadá, tem menos de 10 milhões. Não tem como "sufocar" a Rússia.

2) Essa área gigantesca foi obtida pela política imperialista dos czares e do estado socialista.

3) Quem começou a guerra foi Putin, não adianta fingirem que não foi.

4) A Ucrânia sequer entrou para a OTAN, embora pretenda, mas não é fato consumado. Se o pretexto é esse por que a Rússia não atacou por exemplo a Turquia, que não tem litoral no Atlântico Norte e já é da OTAN?

5) E como é que ficam os crimes de guerra da Rússia? Meses atrás o Papa Francisco recebeu fugitivos da guerra e falou de um menino ucraniano que havia perdido um braço.

Em suma, não adianta ficar tergiversando nesse assunto. Não há justificativa moral para as ações de Vladimir Putin.

 

Rio de Janeiro, 9 de julho de 2023.

 

imagem da represa destruída