O JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO INFORMA...
O ESTADO DE SÃO PAULO INFORMA... EM 31/MAIO/2023
LULA ENVERGONHA O BRASIL PERANTE O MUNDO INTERNACIONAL
Para petistas, inúmeras evidências de atrocidades não passam de narrativas contra o compatriota Hugo Chaves e Nicolas Maduro rasga de vez a frente ampla democrática.
O presidente Luís Inácio Lula da Silva envergonha o Brasil de uma maneira como poucas vezes se viu nos últimos tempos e olhe que o país passou muita vergonha durante o mandato do antecessor de Lula, Jair Bolsonaro.
Depois de estender o tapete vermelho para Nicolás Maduro, pária mundial por razões obvias, o petista declarou que o tirano venezuelano é um governante legitimamente eleito e que a Venezuela, portanto, é uma democracia exemplar.
Na opinião de Lula, todas as inúmeras denúncias de violações de direitos humanos, de manipulação das eleições e de perseguição a dissidentes e jornalistas naquele país não passam de “narrativa que se construiu contra a Venezuela”.
Lula então sugeriu ao “companheiro Maduro” que “construa a sua narrativa melhor do que a narrativa que eles têm contado contra você.
“Eles”, no caso, são os “nossos adversários”, conforme Lula chama aqueles que “ vão ter que pedir desculpas pelo estrago que eles fizeram na Venezuela”.
Encabeçam essa lista os Estados Unidos e a União Europeia, que impuseram sanções contra o regime chavista por conta das atrocidades cometidas por Maduro.
Na narrativa de Lula, americanos e europeu simplesmente não gostam de Maduro, por puro “preconceito”, por isso resolveram inviabilizar o governo chavista e as agruras dos venezuelanos, com hiperinflação, escalada da miséria e da fome êxodo de 7 milhões de cidadãos em poucos anos, seriam resultado das sanções internacionais e não da ruína do país promovida pelo chavismo.
Não há dúvidas que o Brasil deveria restabelecer relações com a Venezuela, grosseiramente rompidas, por razões puramente ideológicas, pelo governo Bolsonaro.
Exportamos para o vizinho cerca e US$ 1bilhão de importamos quase US$500 milhões.
Ambos compartilham mais de 2 mil quilômetros de fronteiras na região amazônica do ponto de vista ambientalista, quanto em razão do narcotráfico.
Cerca de 20 mil brasileiros vivem na Venezuela, e, entre imigrantes e refugiados, há mais 300 mil venezuelanos no Brasil.
Nada disso significa, no entanto que o Brasil deva ignorar que a Venezuela é hoje talvez a mais violenta ditadura da América Latina, só rivalizando com a da Nicarágua – outro país governado por um “companheiro” de Lula, o ditador Daniel Ortega.
Não se espera que Lula saia por aí a denunciar os crimes desses tiranos, mas se espera, sim, que ele não insulte a inteligência alheia nem os venezuelanos que padecem horrores sob as patas de Maduro ao declarar que na Venezuela vigora uma democracia plena e que, por isso, Maduro é governante legitimamente eleito.
Em relatório recente, o Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU informou que “ os serviços secretos militares e civis do Estado Venezuelano funcionam como estruturas efetivas e bem coordenadas na implementação de um plano orquestrado no mais alto nível do governo para reprimir dissidências através de crimes contra a humanidade”.
Eis ai a “narrativa” que Lula pretende denunciar.
É difícil saber o que governou a decisão de Lula de afagar Maduro dessa maneira indecente. Ao fazê-lo, o presidente qualificou o Brasil como eventual mediador entre mediador entre Maduro e as oposição nas negociações para distensão do regime.
Ademais, internamente, o gesto de Lula tende a implodir de vez a fragilíssima “frente ampla” que o elegeu com a qual promete governa, algo incompreensível diante da necessidade premente de construir governabilidade.
Nada disso parece importa para Lula. Em seus delírios, a Venezuela voltará a se beneficiar de vultosas obras de infraestrutura financiadas pelo Brasil.
Nota do divulgador:- Bem amigos leitores, sei que estão aplaudindo como os petistas de carteirinha que nada pensam ou saibam ler que acima está escrito e que quem paga o prejuízo são todos vocês que o elegeram ou não o elegeram votando patrioticamente ao seu oponente que está sendo perseguido tanto pelo Lula como pela mídia marrom dessa nação brasileira!!!