BRASIL DA DIREITA, DA ESQUERDA

BRASIL DA DIREITA, DA ESQUERDA

Pra quem está no ramo do direito;

Pra quem tem mais de setenta anos;

Viveu com certeza a década de 1960, século, milênio passado, golpe militar de 1964.

Foi um período que a América latina toda passava por uma revolução de esquerda, isto mesmo de esquerda, pois os revolucionários são de esquerda, e desde a criação destas palavras na revolução Francesa, quando os revolucionários do parlamento, que queriam mudanças, retirar o poder do Rei, passaram a usar a esquerda do Parlamento, foi então criado um espaço a esquerda para que os revolucionários, aqueles que queriam mudanças ocupassem a esquerda do parlamento.

Na Europa começou antes, como dito com a revolução Francesa 5 de maio de 1789 – 9 de novembro de 1799, culminando com Josef Stalin (1878-1953), nascido Iosif Dugachvili, foi um político revolucionário e tirano de origem georgiana. Stalin ficou conhecido por ter participado ativamente da Revolução Bolchevique, realizada na Rússia em 1917, juntamente a Lenin, Trotsky e outros comunistas eslavos. Ele também foi o líder que mais tempo ficou à frente do poder supremo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) – quase trinta anos –, tendo participado da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) nesse período. (novo mundo da educação).

A Revolução cubana ocorreu em 1º de janeiro de 1959 e foi liderada por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara, com outros rebeldes, para derrubar Fulgêncio, este último que já havia influenciado outros países da América do sul.

No Brasil antes de 1964, também o governo pendia pra esquerda com João Goulart e outros, que antes da queda de 1964, levava o país para um regime semelhante ao cubano.

Então o dito golpe militar de 1964, e a caça de comunista no Brasil, criou um governo revolucionário de direita, ou pelo menos ante esquerdista; anticomunista.

Não que não fosse um governo social, principal bandeira dos comunistas, que são contra a propriedade privada, alegando que tudo deve pertencer ao povo e que nenhuma pessoa física deve deter capital, património etc., contudo aqueles que acendem ao poder e fazem parte do poder PASSA A DETER O PODER E O PATRIMONIO DO CAPITAL, e a perseguir tudo que forem contra isto.

Que viu uma Cuba, e para quem olha cuba, 50, 60 anos depois da revolução, é uma pena, pois a falta de capitalismo privado, e o total capitalismo de Estado empobreceu o povo de certa forma, deixando todos iguais na pobreza.

Enquanto isto a revolução de direita, o golpe militar no Brasil em 1964, adiou a revolução de esquerda e colocou o país no rumo de um capitalismo de direita.

Em quanto isto, grandes países comunista, ou de esquerda como Rússia que cresceu muito na segunda guerra mundial, quando assumiu a soberania de metade da Alemanha de mais de 10 (dez) países da Europa, formando a União das Republicas Socialista Soviética, por de traz da cortina de Ferro, mesmo sugando tudo que podia destes países atras da cortina de ferro, com uma ditadura severa ao regime comunista, com esta revolução de esquerda, criando UMA VERDADEIRA GUERRA FRIA de ideias contra a direita capitalista do mundo, principalmente contra a América do Norte e Inglaterra, que vinha com ideologia de direita, defendendo o capital, com a filosofia do Iluminismo onde “tudo devia ter um fim de foco produtivo de enriquecimento pelo trabalho”;

O governo militar brasileiro, era anticomunista e houve até caça aos comunistas entre 1964 e finalmente com o governo Figueiredo, último governo militar no período de 1979 e 1985, quando culminou com a anistia política, onde todos aqueles que foram exilados puderam retornar, e foi permitido inclusive partido comunista no Brasil, e pelo menos oficialmente houve a liberação das ideias no Brasil.

O Foro de São Paulo (FSP) é uma organização que reúne partidos políticos e organizações de ... História Editar. O primeiro encontro foi numa reunião ocorrida de 1º a 4 de julho de 1990, no extinto Hotel Danúbio, na cidade de São Paulo, Brasil, ...Membros: 111 partidos políticos e organizações ...Fundação: julho de 1990 (32 anos).

Este grupo pretendia substituir a queda da revolução russa, que havia perdido a hegemonia com a queda do muro de Berlim em 1989.

Mas com certeza foi a anistia e o retorno e a libertação dos criminosos políticos comunista, que a partir de do início da década de 1980, trouxe de volta a força e liderança política de esquerda, e aqueles sobreviventes no próprio Brasil, conseguiram então se eleger, como Brizola no Rio de Janeiro, Waldir Pires que governou a Bahia, os Arraes em Pernambuco; e assim por diante a esquerda foi assumindo o poder, com Fernando Henrique chegando a Presidência foi presidente do Brasil por dois mandatos, de 1995 até 2002 e em seguida veio então Lula depois de ter tentado presidência por várias vezes e enraizou no poder de 2002 até 2010 e conseguiu fazer sucessora Dilma, que após governar também reelegeu.

Assim a esquerda que de alguma forma havia sido afastada no pós 1964 até a anistia artigo Lei 6683/ 28/08/1979. “ 1º É concedida anistia a todos quantos, no período compreendido entre 02 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram crimes políticos ou conexo com estes, crimes eleitorais, aos que tiveram seus direitos políticos suspensos e aos servidores da Administração Direta e Indireta, de fundações vinculadas ao poder”

É certo que apesar do impeachment de Dilma, seu sucessor Michel Temer apesar de não ser do PT, como os governo anteriores, sendo então do MDB, na verdade seguiu a mesma linha de governança, que se rompeu com a eleição de Bolsonaro (governo de direita).

Assim a Esquerda de certa forma, focou no poder no Brasil a partir de 1980 até 2018, e apesar de ser um governo de esquerda, não conseguiu levar avante a revolução da América iniciada pelo Fórum de São Paulo em 1990, governou um misto de esquerda e direita, permitindo a propriedade privada, que apesar do ataque de Covas “comunista” ter tentado com uma carta na década de 1980 suprimir as propriedades privadas no Brasil no congresso nacional, fez nascer então o “Centrão”, um grupo de politica de direita enraizada naquele parlamento que rechaçou a a carta de Covas e manteve no Brasil os direitos a Propriedade privada, ao Contrário de Cuba em 1959, da Venezuela nos últimos 10 anos, e onde houve o empobrecimento geral.

No período militar houve um crescimento grande no Brasil, que no seu pós período de esquerda perdeu posições na economia mundial, principalmente se compararmos com a Corea do Sul com os investimentos Americanos, o Japão com os Investimentos Americanos, a China com os investimentos inglês em Hong Kong, e Macau com os investimentos Português.

Na década de 1980, Brasil, Coreia e China estavam alinhadas com exportação em torno de 80 bilhões, e passado 40 anos, o Brasil ficou em torno de 400, a Coreia em torno de 600 e a China em torno de 1,4 trilhões, apesar das populações do Brasil ser em torno de 250 milhões, da Coreia em torno de 80 e da China em torno de 1,3 bilhões.

Houve também crescimento econômico na Rússia e como vimos acima muito na China, mas a revolução econômica provada nestes dois países foi pelo abandono a política do direito da propriedade, com a admissão do capitalismo e o direito de propriedade nestes países e Cuba que manteve tal política, continua muito pobre, com exceção do governo, Fidel e família que enriqueceram com bilhões espalhados pelo mundo.

A direita não é antissocial, é apenas mais conservadora, é menos sensível a mudanças, obedecem mais a leis preexistentes, é menos revolucionária, mas como a política admite várias posições ideológica, o parlamento consegue passar ambas as ideologias e o social caminham junto.

Então o retorno de Lula após 04 anos de Bolsonaro, e apesar de Lula já ter estado no poder por 4 mandados, nunca conseguiu implantar a carta de Covas do fim da propriedade privada, e continua administrando com a permissividade do capital privado, da propriedade privada, que também outros países comunistas passaram a adotar com exceção de Cuba e Venezuela.

Mazelas se formaram, o fórum de São Paulo não invadiu a América, veio a lava jato combater as corrupções, mas também se tornou corrupta para poder combater o grande poder instalado, e voltou o poder do PT, e como um rolo compressor está a eliminar os “direitistas de Bolsonaro”, bem como as forças lava jatistas que minaram o poder do PT e da esquerda no poder a partir de 1990 até 2018.

Mas com tudo isto o Brasil parece que vai bem, criou com a pandemia um número maior de dependentes de dinheiro público distribuído sem contra prestação “verbas emergenciais”, mas mesmo estas distribuições alimenta o capitalismo, ajuda a vender no comercio em geral e vamos em frente. 19/05/2023.

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 19/05/2023
Código do texto: T7791973
Classificação de conteúdo: seguro