"MINHA IDEOLOGIA É:"
Como você se identifica politicamente: É de esquerda, direita, centro direita, centro esquerda, extremista de direita, extremista de esquerda (eles existem sim, viu) anarquista ou nenhum desses? "Ah, não gosto, falo e nem entendo de política, diriam muitos." Ok, mas independentemente de não gostar, falar ou não entender dessas nomenclaturas todas aí, a maneira como se vive, fala e pensa por si só inevitavelmente e implicitamente definem qualquer visão política. Particularmente, devo ser um amontoado de todas elas, por isso, vejam se é possível me definir:
1° Sou à favor de políticas públicas voltadas para grupos considerados esquecidos e marginalizados, por exemplo: pessoas negras, homossexuais, quilombolas, idosas, pobres em extrema pobreza sejam eles brancos ou negros. Porém, totalmente contra dar privilégios a eles dando apenas o peixe e não ensinando a pescar.
2° Sou à favor de que os ricos paguem mais impostos e que grandes heranças sejam divididas metade entre os herdeiros e a outra para os cofres públicos.
3° Sou à favor de que o Estado intervenha na economia quando necessário e em grandes negócios que afetam diretamente à população. No entanto, que ele seja "neutro" nas pequenas e médias relações comerciais.
4° Sou contra o aborto por questões religiosas e filosóficas/humanitárias. Creio que Deus criou o ser humano desde o ventre (questão religiosa) e que este ser não precisa ter consciência para ser considerado um ser humano, pois por já ser um ser humano é potencialmente um ser consciente (questão filosófica). Mas reconheço que o debate é raso no Brasil e principalmente espinhoso quando o assunto é estupro.
5° Sou totalmente à favor da democracia e contra qualquer tipo de ditadura. Nada justifica estados totalitários! Mas, reconheço muitas falhas em nosso sistema democrático brasileiro que claramente dá privilégios e brechas para os políticos. É urgente uma reforma política.
6° Sou à favor da reforma agrária e tributária.
7° Sou à favor de maiores punições para crimes contra a vida e o cumprimento total das penas sem as famosas saidinhas. É preciso urgentemente uma reforma no código penal brasileiro. Porém, à favor tbm de ressocialização obviamente eficaz.
8° Sou à favor de que a educação passe pelas mãos do Estado e da iniciativa privada, entretanto, tbm defendo o direito dos pais ensinarem no lar quando forem capacitados para isso, ou seja, homeschooling. Afinal, antes de existirem Estados e iniciativa privada já existiam famílias!
9° Sou contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo por questões de crenças religiosas. Porém, na esfera civil nenhuma religião pode ditar regras morais para o cidadão comum, assim como o Estado não pode se intrometer em crenças religiosas desde que essas não atentem contra a dignidade humana. Aliás, sou à favor do estado laico com a participação e cooperação mútua entre todas as crenças (ou não crenças) quando está em jogo o bem comun da sociedade.
10° Sou contra qualquer divinização de políticos. Para mim, é possível ter apreço por eles, mas diviniza-los jamais. No entanto, como é algo subjetivo de cada um não tem muito o que fazer.
Enfim, há mais algumas coisas, mas de momento é só.