A reviravolta revoltante

 

A REVIRAVOLTA REVOLTANTE

Miguel Carqueija

 

Marina Silva, acreana, tem uma longa carreira de política e ambientalista, cercada por contradições. Católica e depois evangélica, mesmo assim ligou-se a doutrinas de esquerda radical, como a teologia da libertação, assumindo depois posições mais centristas. Foi Ministra do Meio Ambiente em dois governos de Lula, de 2003 a 2008, quando se desligou por conta de divergências com uma porção de outros ministros (Dilma Rouseff idem) e governadores.

Colhi na Wikipedia que Marina se opôs aos transgênicos e a Usina Nuclear Angra 3. Nessa mesma fonte consta que, na saída de Marina, Lula declarou: “O importante é que tenha alguém isento para tocar esse plano (o Plano Amazônia Sustentável). A Marina não é isenta (sic); o Stephanes não é isento. Por isso, será o Mangabeira Unger.” Isto em reunião no Palácio do Planalto em 8 de maio de 2008.

Em 2009 ela saiu também do PT.

Eu votei em Marina Silva para presidente, pois seu discurso não soava como de esquerda, era centrista (não confundir centro com centrão), sensato e revelador de conhecimentos de causa em assuntos importantes para o povo brasileiro. E convenhamos, ela era melhor do que a maioria. Uma opção melhor que PT ou PSDB. Mas sempre foi derrubada pelas pesquisas eleitorais.

Assisti certa vez no youtube um vídeo onde Marina explica porque saiu do PT: ela reconheceu que aquele partido buscava “o poder pelo poder”.

Em 2016 Marina compareceu no programa de Jô Soares. Discutia-se o processo de impedimento de Dilma, que corria no Congresso. Marina declarou ser favorável ao afastamento de Dilma e foi mais além: Michel Temer também deveria ser afastado.

Em 2018, durante a campanha eleitoral, ela deu entrevista a um jornaleco do Rio de Janeiro, um pasquim conhecido como “O Globo”. Perguntaram a ela se concordava que Lula fosse corrupto. Ela disse que sim, fazendo a ressalva de que não tripudiava sobre quem estava por baixo. Era a época em que Lula estava preso.

Uma amiga petista, naquele tempo, em conversa comigo chamou Marina de “traidora”. Para mim, vindo de petista, isso soa como elogio.

E agora vemos que Marina Silva, mesmo não reentrando no PT, voltou às boas com Lula. E agora de novo ela é Ministra do Meio Ambiente.

Será que tudo o que foi falado antes, no período intermediário entre Lula e Lula, não vale mais?

Por que ela fez as pazes com Lula e entrou na coligação de partidos com o PT? Será que ela odeia tanto o Bolsonaro? Ou foi para ganhar de novo o cargo de ministra? Ou as duas coisas?

Será que vale a pena, Marina? As coisas que você falou antes não valem mais? E você crê que pode confiar no governo petista e não terá as mesmas dificuldades que teve antes? Aliás, em fevereiro já ocorreram queimadas na Amazônia que, segundo noticiado, bateram recorde.

No caos em que está o Brasil, você crê mesmo que terá o necessário apoio para defender nossos biomas?

Você não lembrou que as pessoas que votaram em você entre 2010 e 2018, votaram em seu nome justamente porque você havia rompido com Lula e o PT?

 

Rio de Janeiro, 26 de março de 2023.