Nazismo em São Bento do Sul
A foto abaixo faz parte do acervo do Museu Thiago de Castro, em Lages/SC. Até então, não se tinha notícia de grupos organizados favoráveis ao nazismo em São Bento do Sul. Como na maior parte das colônias germânicas de Santa Catarina, floresceu mais o integralismo, a ponto de São Bento eleger um prefeito integralista, na figura de Ernesto Venera dos Santos. O surgimento de um grupo nazista parece ser consequência da passagem da poetisa alemã Maria Kahle por São Bento, em 1934 (ou seja, no ano anterior à foto). Maria Kahle, que já havia estado em São Bento na década de 1910, voltou ao país após a ascensão de Hitler para fazer propaganda do regime nas colônias de origem germânica.
Não se conhece até o momento a identidade dos personagens que aparecem na foto e nem outras circunstâncias relacionadas a esse grupo.
Entretanto, é possível que em breve tenhamos mais novidades, pois consta que existe no museu uma pasta com descrições dessas fotos.
O colega Gustavo Grein, que foi quem passou a informação sobre essa foto, estará lá pessoalmente e irá verificar se existem mais informações sobre a foto desse grupo são-bentense.
O carimbo que se observa na foto é do DOPS. O historiador Wilson de Oliveira Neto sugere que essa foto possa ser parte do material apreendido pelo coronel Lara Ribas durante o desmonte do NSDAP (o Partido Nazista) em Santa Catarina, cujo relatório foi publicado sob o título “O punhal nazista no coração do Brasil”.
(Museu Thiago de Castro,Gustavo Grein e WordlPress)